Organização para Cooperação e o Desenvolvimento Econômico-OCDE

A Organização para Cooperação e o Desenvolvimento Econômico – OCDE está desenvolvendo um programa ambicioso chamado “Uma Abordagem Territorial dos ODS” para apoiar cidades e estados a desenvolver, implementar e monitorar estratégias para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O programa procura apoiar cidades e estados na promoção de uma abordagem territorial dos ODS por meio de:

• medir onde eles se encontram em relação à média nacional e a de seus parceiros;

• engajar um diálogo multinível, com seus níveis inferior e superior de governo, para construir um consenso sobre quem pode fazer o quê, em que escala e como;

• compartilhar as melhores práticas e lições da experiência internacional.

A OCDE estima que 100 das 169 metas dos ODS - pelo menos - exigem o envolvimento e a participação total dos governos subnacionais (estaduais), para alcançar os resultados pretendidos. Isso gera uma demanda por estatísticas confiáveis e comparáveis para monitorar o progresso das cidades e dos estados em direção aos objetivos de 2030. Para apoiar os governos subnacionais na medição do progresso dos ODS, a OCDE está desenvolvendo um quadro de indicadores localizados dos ODS não apenas para cidades e estados pertencentes à OCDE, mas também para alguns pilotos escolhidos que dela não fazem parte, como o Estado do Paraná e a Província de Córdoba, a fim de cobrir mais de 1.000 unidades subnacionais por meio de mais de 100 indicadores, monitorando o progresso em 60 das 100 metas identificadas como muito relevantes para cidades e estados da OCDE e áreas pilotos.

 

Documentos relacionados à Missão da OCDE no Paraná:

Você pode copiar, baixar ou imprimir o conteúdo da OCDE e outros materiais para seu próprio uso e pode incluir trechos de Publicações, bancos de dados e produtos multimídia em seus próprios documentos, apresentações, blogs, sites e materiais didáticos, desde que o reconhecimento adequado da OCDE e do CEDES como fonte e proprietário dos direitos autorais sejam mencionados. Todos os pedidos de uso público ou comercial e direitos de tradução dos materiais da OCDE, devem ser enviado para rights@oecd.org.