Prefeitos da ASSOMEC firmam compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 12/11/2021 - 15:30

Prefeitos dos Municípios que compõem a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (ASSOMEC) se reuniram nesta sexta-feira, 12, no Salão de Atos do Parque Barigui, na Alameda Ecológica Burle Marx, onde firmaram compromisso com o Desenvolvimento Sustentável, das Cidades Inclusivas e Igualitárias, vinculado aos ODS e suas Metas. Dentro desses objetivos o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, já definiu estratégias e soluções em apoio aos Municípios para a implementação da Agenda 2030, da ONU, quando, em 28 de setembro de 2021, assinou Termo de Cooperação. Este é o segundo encontro de prefeitos de Associações, o primeiro foi com a AMUSEP, em Maringá. Todas as 19 Associações de Municípios estão agendadas para esse compromisso com os ODS.

Representando o superintendente executivo do Paranacidade, Alvaro Cabrini, o analista de Desenvolvimento Municipal e coordenador do GODSNAU, Geraldo Farias, deu destaque em sua fala ao crescimento dessas parcerias de jornada. “Isso acontece desde a data em que o governador Carlos Massa Ratinho Junior, na época secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, e a vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Governo do Estado do Paraná (Cedes), Keli Guimarães, firmaram as primeiras parcerias – AMP, CEDES, PCS, FNP, SEDU/Paranacidade – para alcançar no Paraná o desenvolvimento sustentável, vinculado aos ODS, conforme prega a Agenda 2030, da ONU. Atualmente, esta é a única Agenda Municipalista”, destacou.

Para o desenvolvimento sustentado de Cidades Inclusivas e Igualitárias, a SEDU e o Paranacidade investiram, desde 2016, nos Municípios da ASSOMEC, R$ 625.391.763,53, em 531 ações que transformaram as Cidades e a vida das populações, dando melhor qualidade de vida a todos, sem deixar ninguém para trás.

MELHORIA NA QUALIDADE DE VIDA - A vice-presidente do CEDES, Keli Guimarães, reforçou o compromisso dos prefeitos das 19 Associações de Municípios do Paraná.  “Nós estamos mobilizando os prefeitos junto com a SEDU, Paranacidade, para que os ODS, a Agenda 2030, sejam utililizados efetivamente para tomada de decisão e planos ousados, que garantam a melhoria da vida das pessoas. Esse é o pedido do próprio governador e consta em seu Plano de Governo”.

Já, o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, que abriu o evento, lembrou  que “estamos fazendo a palavra do governador ser cumprida. Ele disse, lá em Dubai, que todos os Municípios da Paraná vão aderir aos ODS, planejando o futuro com desenvolvimento sustentável. Curitiba já assinou esse compromisso e graças a esse documento, a Cidade recebe mais dois investimentos internacionais. Um de 50 milhões de dólares, com o BID, para requalificar as linhas de ônibus. E outro, de 50 milhões de Euros, da Agência Francesa de Desenvolvimento, para promover a maior revolução social e no meio ambiente. Hoje, reunimos os Municípios da Região Metropolitana e firmamos novas adesões a esse planejamento. Sabemos que são abertas portas para as nossas cidades, pois o mundo olha para as cidades que se comprometem com os ODS, com o desenvolvimento sustentável.  O nosso interesse é que o cidadão seja beneficiado, nas áreas da saúde, com alimentação saudável, no cuidado social com as crianças, na educação. Essa é a nossa missão”.

FAZER UM PARANÁ MELHOR - O consultor da Associação dos Municípios do Paraná em Assuntos Internacionais, Santiago Gallo, considera o fato como um marco da política pública do Governo do Paraná. Assim, implementada pelo governador Ratinho Junior, através do CEDES, para que os Municípios possam adotar a agenda 2030 da ONU, significa que todos os 399 Municípios receberam informação, capacitação, ferramentas e instrumentos para adaptar seus instrumentos municipais em favor da melhoria da qualidade de vida da população. Estratégia de Governo do Século XXI, para melhorar a vida nos bairros e cidades. Nossa função na AMP é levar ferramentas para financiamentos que resultem em um Paraná melhor”.

MUNICÍPIOS REPRESENTADOS – Além do vice-prefeito de Curitiba, que integra a Diretoria da ASSOMEC, Eduardo Pimentel,  estiveram representados os seguintes Municípios: Almirante Tamandaré, pela secretária da Administração e Previdência, Sandra Mendes; Agudos do Sul, prefeito Jessé da Rocha, chefe de gabinete José Vitor, mais Fernando Lepper e Eduardo Zoelner; Araucária, secretário de Governo, Genildo Carvalho; Balsa Nova, vice prefeito Anderson Bulow, secretário de Administração, Itaboraí Cordeiro; Bocaiúva do Sul, chefe de gabinete Suzamara Pontes, e o contador Marcos Apki; Campo Largo, prefeito Maurício Rivabem e secretário do Meio Ambiente, Juares Carvalho; Campo Magro, prefeito Cláudio Casagrande e secretários do Urbanismo, Fernando Camargo, e do Planejamento, Alessandro Safraid; Campina Grande do Sul, secretário de Governo Alexandre Zolet, vice prefeita Belenice Rotini, e diretora do Meio Ambiente, Andréia Del Zotto; Campo do Tenente, secretária do Desenvolvimento Econômico, Débora Justus; Cerro Azul, prefeito Patrik Magari, e secretário Willian; Colombo, prefeito Hélder Lazarotto; Contenda, assessor de Planejamento Pedro Santos e chefe de gabinete Abrilino Gomes; Doutor Ulysses, prefeito Moises Branco da Silva, chefe de gabinete Rode Cristina da Silva; Fazenda Rio Grande, prefeito Nassib Hammad; Lapa, secretários do Desenvolvimento Econômico, Davi José Pinto, e do Meio Ambiente, André Chirubini, assessora Alana Knaut; Mandirituba, secretário Indústria, Comércio e Turismo, Wagner Vieira; Piên, vice-prefeito Pedro Cavalheiro; Pinhais, secretário Desenvolvimento Econômico, José Martins e diretor de Indústria e Comércio, Ivaldo Barreto; Piraquara, bióloga da SMMA, Ana Caroline Giardini; Quatro Barras, secretário do Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, Fernando Cunha; Rio Branco do Sul, secretário Desenvolvimento Urbano, Nádia Besciak; Rio Negro, vice-prefeito Alessandro Linsingen; São José dos Pinhais, secretário de Urbanismo Lucas Pigatto; Tijucas do Sul, secretário da Administração Hélio de Oliveira; e Tunas do Paraná, prefeito Marcos Baldão.

Entre os presentes também estavam o coordenador do Escritório Regional de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral, Chico Santos, e a engenheira civil e analista de Desenvolvimento Municipal, Patrícia Quintino. Ambos do Paranacidade.    

Caderno de Resultados: ENCONTRO REGIONAL DE PREFEITOS E GESTORES DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA

 

 

Fonte: http://www.paranacidade.org.br/2021/11/11867/Prefeitos-da-ASSOMEC-firmam-compromisso-com-os-Objetivos-de-Desenvolvimento-Sustentavel.html