Paraná é destaque internacional em proteção ambiental, energia renovável e redução de desigualdades 01/09/2021 - 15:30

O Paraná é o único estado brasileiro integrante de estudo realizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Na avaliação da entidade, a unidade federativa se destaca internacionalmente em energia renovável, proteção ambiental e redução de desigualdades.

O estudo da OCDE analisa como o estado atuou para aderir e aplicar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) ao longo dos últimos dois anos – foi uma forma de utilizar uma ferramenta para dar prosseguimento às políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável desde a década de 1990.

Os ODS são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015. É composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.

“Quando o Brasil assinou o documento, cabia aos estados cumprirem a sua parte. O Paraná aceitou esse desafio por entender que não há outra opção para gestores públicos que não seja utilizar a Agenda 2030 e seus 17 Objetivos como uma bússola para alinhar as políticas públicas”, explica Keli Guimarães, vice-presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social do Paraná (Cedes). “Aderir aos ODS é aderir a qualidade de vida da população”.

 

Leia matéria completa em:

https://valor.globo.com/patrocinado/governo-do-estado-do-parana/noticia/2021/09/01/parana-e-destaque-internacional-em-protecao-ambiental-energia-renovavel-e-reducao-de-desigualdades.ghtml