O Fórum Político de Alto Nível 2020 17/07/2020 - 11:11

O Fórum Político de Alto Nível 2020 termina com apelos à solidariedade

16 de julho de 2020 , Nova York
O mundo estava fora do caminho para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ( ODS ) até 2030, mesmo antes do início da crise do COVID-19, mas pode retomar o curso aumentando o investimento em serviços públicos, mostrando solidariedade ao financiamento e "remodelando" a forma como as pessoas trabalhar, aprender, viver e consumir.
"Podemos mudar isso, se permanecermos fiéis à Agenda 2030", disse a secretária-geral adjunta  Amina Mohammed , ao fechar o Fórum Político de Alto Nível ( HLPF ) - uma avaliação anual do progresso mundial em alcançar o ODS, mas "o caminho a seguir é agora ainda mais íngreme", acrescentou.
Após oito dias de discussões, ela disse que a mensagem é clara sobre a necessidade de solidariedade e previsão de financiamento, além de maiores investimentos em proteção social, sistemas de saúde, educação, água, saneamento e conectividade digital.

Novas abordagens

Permanecer fiel à Agenda 2030 também significa repensar a maneira como as pessoas trabalham, aprendem, vivem e consomem, e ouvem os jovens, que exigem justiça e igualdade. E significa investir em um multilateralismo inclusivo e em rede, com as Nações Unidas no centro.
"Se fizermos tudo isso - conscientemente, em conjunto, em cooperação - poderemos construir um mundo melhor, nosso destino compartilhado", assegurou ela. Todos os esforços devem ser feitos para acelerar a implementação da Agenda 2030. "Como comunidade internacional, devemos enfrentar a prova desse momento crucial."

Ação acelerada

No início do Fórum Político de Alto Nível para 2020, as  Ações de Aceleração dos ODS  tiveram um aumento de 35% nas inscrições e um aumento de 21% nas ações publicadas, apenas nos últimos dois meses, apresentando um total de 182 compromissos ousados ​​em concreto termos para promover as metas estabelecidas pelos governos nacionais e outras partes interessadas.
O Fórum ouviu 47 países apresentarem suas Revisões Nacionais Voluntárias (ou VNRs), juntamente com 150 oradores nas sessões temáticas, incluindo um Primeiro Ministro e 31 funcionários ministeriais, contribuindo on-line, representando todas as regiões.

Crise do COVID-19 pode ser usada para 'moldar um novo normal'

“A Agenda 2030 continua sendo nosso roteiro compartilhado para alcançar o futuro que queremos”, disse Mona Juul, Presidente do Conselho Econômico e Social, que sediou o Fórum de duas semanas.
Salientando que o  COVID-19  não deve mudar o compromisso de "realizar o futuro que queremos", ela delineou áreas para progresso acelerado - antes de tudo, para promover o bem-estar humano. Discussões centradas em maior acesso educacional para meninas, que por sua vez, reduzirão a mortalidade infantil e materna.
Ela destacou a importância de criar sistemas alimentares integrados para impulsionar o crescimento inclusivo, a agricultura, a sustentabilidade e alcançar a fome zero.
Recuperar melhor também significa  proteger o planeta, disse ela, abordando as mudanças climáticas e a taxa "alarmante" de perda de biodiversidade, degradação de terras e florestas.

'Novo mundo de oportunidades'

Garantir o acesso a energia acessível, confiável, sustentável e moderna será crucial para oferecer um "novo mundo de oportunidades" para bilhões de pessoas, disse ela.
Na área de desenvolvimento urbano, ela destacou o papel essencial dos governos locais na transformação de intenções globais em ação comunitária. "Todas as nossas discussões sublinharam que a recuperação do COVID-19 representa uma rara oportunidade de moldar um novo normal", disse ela.

Originalmente publicado por UN News

Foto: Arquivo Agencia Estadual de Noticias HLPF 2019