Governo e AMP reúnem prefeitos dos 399 municípios para discutir sustentabilidade e inovação 16/11/2022 - 18:19

O Governo do Estado, a Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR) reunirão prefeitos e gestores dos 399 municípios do Paraná entre os dias 16 e 18 de novembro, no hotel Rafain Palace & Convention, em Foz do Iguaçu (Oeste), com o objetivo de fortalecer a gestão pública na área de sustentabilidade.

O evento “Governo 5.0 – Desenvolve Paraná – Sustentabilidade a serviço da população” terá workshops, painéis e palestras com nomes como Leandro Karnal e Willian Rigon. O encontro tem o apoio da Assembleia Legislativa do Paraná, Itaipu Binacional e contará com a participação de todas as secretarias, órgãos, autarquias e empresas públicas do Estado.

O tema sustentabilidade é um dos pilares da gestão do governador Carlos Massa Ratinho Junior e a escolha de realizar um evento com esse foco reflete o momento em que o Estado e o mundo vivem.

O Paraná é o único estado do Brasil no projeto de implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em parceria com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e também terá presença destacada na COP27, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.

Também é o primeiro da região Sul e o segundo estado brasileiro com o maior número de cidades entre as 100 mais inteligentes do País, atrás apenas de São Paulo, de acordo com o ranking Connected Smart Cities 2022, e lidera os exemplos de sustentabilidade no Brasil, segundo o Ranking de Competividade dos Estados. Além disso, é signatário do Race to Zero, Race to Resilience e Declaração de Edimburgo, tratados internacionais que buscam um novo olhar sobre as atividades humanas na Terra.

Segundo o governador, o encontro será fundamental para alinhar as diretrizes dos próximos anos nessa área com os municípios. “Nos últimos quatro anos, trabalhamos muito para tornar o Paraná cada vez mais moderno, inovador e sustentável. O bom posicionamento das cidades paranaenses e do Estado como um todo em diversos rankings demonstra que estamos no caminho correto, e queremos continuar evoluindo”, afirmou Ratinho Junior.

O presidente da AMP e prefeito de Jesuítas, Júnior Weiller, destacou ainda que o objetivo do evento é proporcionar aos municípios ações de fortalecimento e disseminação de políticas públicas, por meio do trabalho em rede, capacitações e soluções de inovação para a gestão pública. “O que a AMP, o Sebrae-PR e o Governo do Estado desejam é que todos os municípios do Paraná se desenvolvam de forma homogênea, em benefício da população”, comentou.

No dia 16 de novembro, houve o credenciamento das autoridades, expositores e demais participantes. A abertura oficial será no dia 17, às 9h, com a presença do governador, que fará uma apresentação sobre esse momento do Paraná. A partir das 11h terá uma palestra com Willian Rigon sobre cidades inteligentes e sustentabilidade. À tarde os participantes poderão visitar os estandes das secretarias de Estado para trocar experiências e entender melhor os programas sustentáveis do Governo.

Serão realizados workshops promovidos pela Assembleia Legislativa do Paraná. Um deles será sobre administração inovadora, comandado pelo deputado estadual Luiz Claudio Romanelli, primeiro-secretário da Alep. Outro com Kátia Chagas, diretora de Comunicação da Alep, sobre as ferramentas utilizadas no órgão e um terceiro com Dylliardi Alessi, diretor Legislativo da Alep, abordando novas perspectivas sobre as competências dos deputados. Ainda terá o “Painel AMP e SEBRAE - Desenvolve Paraná e Sala do Empreendedor”, mediado pelo superintendente-geral do Sebrae no Estado, Vitor Tioqueta, com a participação do vice-governador Darci Piana e do presidente da AMP, Júnior Weiller.

Às 16h, o “Desenvolve Paraná – Governo 5.0” recebe a palestra de Leandro Karnal sobre sustentabilidade e estratégia.

No dia 18 o credenciamento terá início às 8h e a abertura oficial, também com a presença do governador Ratinho Junior. Na sequência, haverá uma apresentação do Sistema S, que inclui o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

A partir das 10h os prefeitos e o governador se reunirão para uma Assembleia Extraordinária da AMP. Às 11h haverá um workshop da Itaipu sobre Cidades Inteligentes.

Veja a programação completa no site da Agência Estadual de notícias (AEN).

Fonte: AEN