Curitiba avança em cooperação com a OCDE 29/05/2020 - 19:10

O alinhamento global das ações públicas voltadas ao Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) foi debatido em uma reunião on-line com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e com representantes de entidades públicas e privadas na manhã desta sexta-feira (29). A reunião de trabalho foi capitaneada pela OCDE, organização econômica intergovernamental composta por 38 países e que promove o progresso econômico e o comércio mundial. 

O encontro tratou da continuidade dos trabalhos com foco ao atendimento da Agenda 2030 da ONU, mesmo com a readequação global em virtude da pandemia do corona vírus, tema que passou a ser prioritário no mundo.

Uma nova ferramenta virtual de acompanhamento das ações em relação aos ODS também passará a ser testada no Paraná e deve ser implementada ainda esse ano no estado, mesmo o Brasil não fazendo parte da OCDE. Trata-se de uma ação do programa "Uma Abordagem Territorial dos ODS", resultado de um convênio da Prefeitura de Curitiba com o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Paraná (CEDES), instituição responsável pela condução do projeto a nível estadual.

O grupo de trabalho por parte da Prefeitura de Curitiba, formado pelo Imap, Ippuc e a Assessoria de Relações Internacionais (ARIN), segue alinhando as ações governamentais do município com a OCDE e focado no cumprimento dos ODS. “Esta cooperação com a OCDE permite Curitiba garantir o bem-estar de futuras gerações. O projeto aborda políticas públicas que permitem cidades serem protagonistas de seu tempo.”, ressaltou Rodolpho Zannin Feijó, assessor-chefe de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba.

A reunião contou com a participação do prefeito de Ubiratã, Haroldo Fernandes Duarte, da vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Paraná, Keli Guimarães, do cônsul honorário da Dinamarca para Curitiba, Pedro Luiz Fernandes, e de representantes da Prefeitura de Araucária, Copel, Sanepar, UFPR, Tribunal de Contas do Paraná TCE-PR, Secretaria Estadual da Justiça, Família e Trabalho, Universidade Estadual de Maringá, Tribunal de Justiça do Paraná TJ-PR, Paranacidade, Embrapa Florestas, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento PNUD e IBGE.

Saiba mais em: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/curitiba-avanca-em-cooperacao-com-a-ocde/56137

GALERIA DE IMAGENS

  • cwb
    cwb
    cwb
    https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/curitiba-avanca-em-cooperacao-com-a-ocde/56137
    https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/curitiba-avanca-em-cooperacao-com-a-ocde/56137
    cwb
    https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/curitiba-avanca-em-cooperacao-com-a-ocde/56137
    https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/curitiba-avanca-em-cooperacao-com-a-ocde/56137