“Visão 2053” – Construindo o Paraná do Bicentenário 07/06/2022 - 17:13

A SGDES apresenta uma proposta visando a formulação de uma visão estratégica de longo prazo para o Estado do Paraná, capaz de promover ações inovadoras e de impacto global mediante transformações nas áreas do desenvolvimento econômico e socioambiental.

Diante das mudanças e desafios que se apresentam na esfera global, governos precisam buscar soluções que impactem positivamente a vida de seus cidadãos. Nessa direção, o Governo do Paraná apresentará aos paranaenses uma proposta de desenvolvimento econômico e socioambiental projetada para as próximas três décadas que visa acelerar as transformações sociais, oferecendo respostas sustentáveis no contexto das megatendências globais. Para tanto foi criada uma agenda para a discussão e formulação da proposta, com um cronograma de atividades programadas entre agosto de 2022 e julho de 2024.

Esta proposta é inspirada no governo de Flanders, par revisor do Paraná na segunda etapa do programa “Uma Abordagem Territorial dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” da OCDE, e recebe o nome “Visão 2053 – Construindo o Paraná Bicentenário” em celebração aos 200 anos da criação do Estado do Paraná.

Essa inovadora e audaciosa proposta de longo prazo, coordenada pela Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social (SGDES), foi apresentada para o governador Ratinho Júnior e visa a construção de um futuro promissor para o Estado e seus cidadãos mediante a definição de um panorama de aceleração das transformações sociais abrangendo pessoas e sociedade, saúde, ambiente e recursos, economia e negócios, tecnologia e inovação, bem como políticas e governos.

A construção da Visão 2053 para o Paraná focará em quatro temáticas chaves que se interconectam na vida das pessoas: educação, cultura, trabalho e tecnologia. Diante disso, as principais áreas de ação da proposta envolvem “Economia circular”, com apoio a programas que conectem o desenvolvimento econômico ao uso mais conservador dos recursos naturais; aplicação do conceito “Vida Inteligente”, do inglês, Smart Living, que visa a construção de uma vida integrada e conectada ao meio ambiente, comunicação, lazer, trabalho e educação; “Vivendo dos oito aos oitenta”, ação que visa a prosperidade do povo de forma multidirecional, desde os primeiros anos de vida até a terceira idade; “Transição para indústria 5.0”, mediante apoio para a transformação da indústria em um veículo de bem-estar para sociedade como um todo; “Cuidados e vivendo em sociedade”, que visa apoiar e subsidiar ações em prol de uma sociedade mais saudável, justa, frutífera, sustentável e que preserve o meio ambiente; “Clima e recursos naturais: energia, mobilidade, água e modelos sustentáveis”, que busca minimizar as emissões de gases de efeito estufa e mitigar as mudanças climáticas.

Keli Guimarães ressaltou a relevância da proposta para o Estado: “Com uma visão inovadora e um olhar atento às megatendências globais, o Governador Ratinho Júnior, está preocupado com o Paraná do futuro. Aprendemos com o passado para planejar o futuro que desejamos a nós, que seremos idosos, e às crianças que serão adultos em 2053. A qualidade de vida da população é uma preocupação constante desde os 8 aos 80 anos e deve ser uma prioridade governamental. Construir um futuro com estratégia, assim como fez as Nações Unidas, que desenvolveu os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), planejando o futuro que queremos daqui a 15 anos. Alinharemos as políticas públicas e tomada de decisões pensando num Paraná mais pujante em 2053, ao completar 200 anos”, afirmou a superintendente-geral da SGDES.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), citados por Keli Guimarães, estão contemplados na “Agenda 2030”, um plano de ação global que reúne 17 ODS e 169 metas, que foi elaborado em 2015 pelos Estados-membros da Organização Das Nações Unidas – ONU, entre eles o Brasil. Desde então, a ONU e seus parceiros estão trabalhando para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), com foco em resultados até 2030. Trata-se de um plano com foco na erradicação da pobreza e promoção de uma vida digna a todos, respeitando os recursos que o nosso planeta possui e sem comprometer a qualidade de vida das próximas gerações.

O Governo do Paraná acredita que a Visão 2053 deve ser construída conjuntamente, numa ação colaborativa e integrada, envolvendo agentes do governo, do setor privado, da sociedade e da academia. A iniciativa deve ser voltada ao desenvolvimento econômico, social e ambiental e contemplar políticas públicas de conscientização do processo educacional desde a infância. Além disso, deve fomentar a sustentabilidade nas escolas públicas e incentivar o setor produtivo e industrial a reduzirem custos e impactos ambientais. Ainda, deve promover ações contra o aquecimento global, a fim de reduzir impactos negativos sobre o clima e racionalizar o uso dos recursos naturais.