Universidade dos Prefeitos será oficializada em Genebra 22/06/2022 - 15:55

A Organização Mundial da Família (WFO’s – World Family Summit) convidou o Paraná, através da sua presidente Deisi Kusztra, para participar da celebração do seu 75º Aniversário e para oficializar a Universidade dos Prefeitos. O evento será em Genebra e organizado pelo Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa – UNITAR e a Organização Mundial da Família. O tema este ano será: “InvestInFamilies”- Autoridades Locais e Famílias trabalhando juntas para aliviar a pobreza e a fome, promover educação de qualidade e bem-estar, crescimento econômico reduzindo as desigualdades em um ambiente inclusivo de paz e segurança, Deixando Nenhuma Família para Trás”.

A Universidade dos Prefeitos é coordenada pela Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social (SGDES), órgão vinculado à Casa Civil, busca capacitar lideranças dos municípios paranaenses por meio de um curso híbrido (online e presencial), com apoio de plataforma desenvolvida pelo Instituto das Nações Unidas para Formação e Pesquisa (Unitar) e pela Organização Mundial da Família (WFO). Terá duração de nove meses, todos os prefeitos do Paraná foram convidados a participar e terão certificação pela Unitar.

Entre os dias 28 e 30 de junho será o lançamento oficial da plataforma de conhecimento com apresentação da aula magna, na sede das Organizações das Nações Unidas (ONU), contará com a presença de 14 prefeitos do Estado.

“Criamos com esse curso uma ferramenta prática de planejamento e execução de políticas alinhadas às agendas globais de desenvolvimento. Lá na Suíça os prefeitos terão condições de conhecer de perto como funcionam as agências ligadas à ONU, os organismos internacionais. Será o start deste curso tão importante que faz do Paraná pioneiro no País”, destacou a vice-presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (Cedes) e superintendente geral da Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social (SGDES), Keli Guimarães.

A Universidade dos Prefeitos atuará na capacitação em gestão municipal, na elaboração de projetos para a obtenção de recursos internacionais a fundo perdido e no repasse de informações atualizadas sobre projetos de organismos como o Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), entre outros.

“O Paraná inovador e pioneiro envolve as cidades. O curso é a chance de dar voz aos municípios em nível internacional”, acrescentou Deisi Kusztra, presidente da WTO.

Transformar a Agenda em ações efetivas requer uma compreensão plena da população alvo e não pode deixar ninguém para trás, este é o princípio primordial. Todos nós temos em comum o fato de pertencermos a uma Família que vive em Nível Local. Por isso o apoio aos 17 ODS, da Agenda 2030, é uma oportunidade excepcional para promover uma melhor integração da comunidade com o setor público, levando a esperança renovada, harmonia, crescimento e criação de empregos, garantindo ao mesmo tempo sustentabilidade.

A Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social estará presente no evento apoiando a Cúpula Mundial da Família 2022 que destacará o ODS 11 – Cidades Sustentáveis e Comunidades Fortes – vinculado aos ODS 1, 2, 3, 4 e 5. Tem o apoio das Associações dos Municípios do Paraná, é uma missão de caráter exclusivamente técnico por ser o Estado um dos mais comprometidos com a Agenda e por sua sustentabilidade. Por este motivo foi criada a Estratégia Paraná de Olho nos ODS, cujo foco é o planejamento, a execução e o monitoramento de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável. Várias secretarias, autarquias e empresas públicas estão envolvidas, para implementar a Agenda 2030.