TERCEIRO EDITAL DO PROFICE ENCERRA COM MAIS DE MIL PROJETOS INSCRITOS 09/12/2019 - 16:10

O terceiro edital do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE) da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura (SEEC) encerrou o período de envio de propostas com um total de 1027 projetos recebidos nas 10 áreas artístico-culturais: Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, Livro e Leitura, Música, Ópera, Patrimônio Cultural Material e Imaterial, Povos, Comunidades Tradicionais e Culturas Populares e Teatro. As inscrições permaneceram abertas por 45 dias, de 14 de outubro até às 17h50 do dia 28 de novembro de 2019.

Em uma breve análise das propostas enviadas, as áreas culturais que mais receberam projetos foram Música, Audiovisual e Teatro, assim como no primeiro e segundo editais do Profice, lançados em 2014 e 2017. Porém, houve uma troca de posições entre o segundo e terceiro colocados devido ao crescimento do número de projetos enviados pela área de Audiovisual, superando a área de Teatro, que historicamente era a segunda colocada.

ORIGEM – Uma das novidades do terceiro edital do Profice foram as duas modalidades para inscrição considerando a sede do proponente: uma modalidade para a ‘Capital do Estado’ e a outra para ‘Municípios do Estado do Paraná (exceto a capital)’. Do total de 1027 projetos inscritos, dois terços foram de proponentes da capital e um terço das demais cidades do Estado. Nesta modalidade, Londrina foi responsável pelo maior número de projetos enviados.

Foram contabilizadas propostas de 78 municípios, sendo Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Ponta Grossa as cidades com maior número de inscrições. O Profice também recebeu projetos enviados por proponentes de municípios “inéditos”, ou seja, que não haviam participado dos editais anteriores, como Ipiranga, Ivaiporã, Mallet, Morretes, Roncador, Santo Antônio do Sudoeste, Serranópolis do Iguaçu e Tunas do Paraná. 

SUSTENTABILIDADE – Outra novidade do terceiro edital, proposta pela Coordenação de Incentivo à Cultura (CIC), foi a exigência de que as contrapartidas sociais apresentadas pelos proponentes estejam alinhadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com ações que ressaltam a importância de cuidar do planeta e garantir a sustentabilidade para as futuras gerações.

PRÓXIMA ETAPA – Os projetos agora serão submetidos à fase de Análise Prévia, que consiste na verificação do atendimento às exigências do edital 002/2019. O resultado dessa etapa será divulgado no Diário Oficial do Estado (DIOE-PR) e no portal Cultura.

A CIC reforça aos proponentes que enviaram projetos ao terceiro edital do Profice, que acompanhem o portal www.cultura.pr.gov.br para as informações pertinentes a cada etapa, como fase de interposição de recursos, envio de documentos, entre outras, evitando a perda de prazos.

GALERIA DE IMAGENS