SGDES participa da Premiação do Selo Social a 61 organizações 07/12/2022 - 12:19

A Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social (SGDES), representando o Estado do Paraná, participou da Certificação Programa Selo Social em Maringá, no primeiro dia de dezembro. Ao todo foram 61 instituições do município que concluíram as etapas e receberam o Selo Social com projetos desenvolvidos por órgãos públicos, empresas e organizações não governamentais.

Cristina Viomar, coordenadora do Núcleo de Gestão da Informação e Projetos da Superintendência, e Geraldo Luiz Farias, Analista de Desenvolvimento Municipal do Paranacidade, participaram do evento articulado pela Prefeitura através da Secretaria de Assistência Social, patrocinado pelo Instituto Rogério Rosa e com apoio do Movimento ODS Maringá.

“Nas visitas técnicas que realizamos nas instituições, participantes do Programa Selo Social, ficamos surpreendidos com os relatos positivos das pessoas, sobretudo como a participação no programa abriu portas para a realização de novas parcerias”, disse Cristina Viomar.

A SGDES visa estabelecer uma parceria para implementar a Certificação do Selo Social, começando pelos 23 municípios-piloto do programa Uma Abordagem Territorial dos ODS da OCDE, no Paraná. A perspectiva é aproveitar a expertise e metodologia da Certificação no suporte as cidades paranaenses para desenvolver, implementar e monitorar estratégias para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

“Também ficamos imensamente felizes em ver os mais diferentes projetos certificados, nas mais diversas áreas, que contribuem para o alcance dos ODS. Além da capacidade do Instituto Selo Social em integrar os diversos setores da sociedade em busca de propósito comum, mesma máxima aplicada pela SGDES”, acrescentou Cristina.

Cristina Viomar teve participação no evento apresentando o Business Intelligence - BI Paraná de Olho nos ODS, plataforma do Governo do Paraná para acompanhamento dos indicadores ODS. A Missão ODS - Indicadores Municipais, um relatório contendo todos os indicadores monitorados que é encaminhado anualmente às prefeituras e, também,  sobre o Portal Boas Práticas ODS, site para o cadastramento e compartilhamento de iniciativas em prol dos ODS.

“A premiação das instituições com o Selo Social demonstra na prática que os ODS permeiam as ações de todos na sociedade, independente do setor a que pertençam e que desenvolvem ações em prol da transformação da vida das pessoas”, ressaltou Geraldo Farias.

Sobre o Selo

Selo Social é um certificado concedido a empresas, entidades sociais e órgãos públicos que demonstrem Compromisso Social. Durante o processo de certificação os setores se mobilizam na realização de ações em prol da comunidade por meio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), da Agenda 2030. Idealizado pelo Instituto Abaçaí, associação sem fins lucrativos com sede em Itajaí, SC, cuja causa e propósito estão relacionados à qualidade de vida integral, sustentabilidade ambiental e ao desenvolvimento social.

O programa já foi implantado com sucesso, em menor escala, em municípios paulistas e catarinenses e passa pelo planejamento para implementação no Distrito Federal. Sua obtenção tem impacto positivo sobre a credibilidade das organizações, transformando-se em um importante diferencial.

Para conhecer as organizações de Maringá que receberam o Selo Social, acesse o site www.selosocial.com.