Relatório Missão ODS foi enviado às prefeituras do Paraná 21/12/2022 - 17:43

O Relatório Missão ODS – Indicadores Municipais foi lançado em setembro de 2021, pelo governador Ratinho Junior, no aniversário dos ODS, com o intuito de fornecer o acompanhamento dos indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), mapeados para os 399 municípios paranaenses de forma simplificada.

O relatório é enviado anualmente, por e-mail e foi encaminhado nos dias 15 e 16 de dezembro deste ano a todas as prefeituras do Estado. Esta ação é coordenada pela Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social (SGDES), em parceria com a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) e com o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).

O relatório, que traz indicador atualizado, é personalizado para cada município e tem como objetivo de auxiliar a tomada de decisão dos gestores municipais, frente ao alcance das metas ODS, contém 112 indicadores que seguem a metodologia da ONU.

De acordo com Keli Guimarães: "O Relatório Missão ODS foi uma demanda direta do Governador. Quando apresentamos o BI Paraná de Olho nos ODS, ele imediatamente solicitou que as informações presentes na plataforma fossem enviadas aos prefeitos, de forma simplificada e ágil, para fornecer um panorama sobre a situação dos indicadores ODS dos municípios", completou a superintendente da SGDES.

Para esclarecimentos ou dúvidas, as prefeituras podem entrar em contato com a SGDES pelo e-mail: missaoods.cedes@ccivil.pr.gov.br.

Além da contribuição dos indicadores, que servem para nortear a criação de políticas municipais bem sucedidas, a SGDES também estimula que as prefeituras e todos os setores da sociedade cadastrem suas iniciativas no Portal Boas Práticas ODS (www.boaspraticasods.pr.gov.br). Dessa forma, essas ações terão mais visibilidade, possibilitarão a troca de experiências e a replicação dessas boas práticas.