Ratinho Junior e Darci Piana tomam posse para segundo mandato no Paraná 02/01/2023 - 14:32

No primeiro dia de janeiro Carlos Massa Ratinho Junior e Darci Piana, vice-governador, assumem segundo mandato consecutivo no comando do Estado do Paraná. Numa cerimonia na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Ratinho proferiu o juramento e assinou o termo de posse junto da Mesa Diretora da Casa.

Reeleito com quase 70% dos votos, a maior votação absoluta da história do Paraná, e como o segundo governador proporcionalmente mais votado entre os 27 estados e o Distrito Federal. Em um discurso emocionado (veja o discurso completo aqui), ele se comprometeu com uma gestão de continuidade, com foco em melhorar indicadores que fizeram do Estado uma referência em diversas áreas nos últimos quatro anos.

Alguns pontos abordados por Ratinho Junior em seu discurso foram as marcas obtidas em sua primeira gestão e compromissos assumidos para o novo governo. Ele também destacou a criação de programas sociais e investimentos em infraestrutura no Paraná. O governador se emocionou durante o discurso ficando com a voz embargada em alguns momentos, principalmente quando agradeceu aos pais pelo apoio durante a trajetória política.

Darci Piana, vice-governador, salientou sobre a continuidade do projeto político que fez com que o Paraná se destacasse nacional e internacionalmente, chegando a quarta maior economia brasileira.

"Apesar de tudo o que já fizemos nos últimos quatro anos, ainda há muitas coisas a serem feitas. Por isso, vamos continuar trabalhando em um ambiente de paz para fazer com que a nossa economia cresça, gere empregos e oportunidades para todo o mundo", afirmou, logo após assinar o seu termo de posse.

No discurso de abertura da sessão solene, o presidente da Assembleia, Ademar Traiano, elogiou a condução do Poder Executivo durante o primeiro mandato. "Encerramos um ciclo em que o Paraná superou grandes dificuldades e se mostrou um Estado de vanguarda, sendo uma das maiores economias brasileira, fruto da excelente gestão capitaneada pelo governador Ratinho Junior", disse.

"A Assembleia é a caixa de ressonância das vontades da população paranaense, que desde 2019 deu sustentação ao governo. O Poder Legislativo continuará com esse compromisso para que o povo paranaense possa se orgulhar do seu governo e dos representantes que escolheram", complementou.

Após o encerramento da sessão solene de posse, o governador e o vice-governador deixaram a Alep rumo ao Palácio Iguaçu. No caminho, o governador fez a tradicional revista à tropa da Polícia Militar do Paraná, na Avenida Cândido de Abreu, ao lado do chefe da Casa Militar, o tenente-coronel Sérgio Vieira Benício.

Até o momento, Ratinho Junior oficializou os nomes de 14 secretários que vão compor o primeiro escalão de governo ao longo dos próximos quatro anos. Os próximos nomes serão anunciados ao longo da semana.

Casa Civil: João Carlos Ortega

Administração e Previdência: Elisandro Pires Frigo

Agricultura e Abastecimento: Norberto Ortigara

Casa Militar: Sérgio Vieira Benício

Cidades: Eduardo Pimentel

Cultura: Luciana Casagrande Pereira

Educação: Roni Miranda

Esporte: Helio Wirbiski

Indústria, Comércio e Serviços: Ricardo Barros

Inovação, Modernização e Transformação Digital: Marcelo Rangel

Planejamento: Guto Silva

Saúde: Beto Preto

Segurança Pública: Hudson Leôncio Teixeira

Procuradoria-Geral do Estado: Leticia Ferreira da Silva.