Projetos paranaenses recebem prêmio de boas práticas aos ODS 15/06/2022 - 17:36

O Prêmio Estratégia ODS Brasil 2022, promovido pela Rede Estratégica ODS, revelou os vencedores de cada categoria no dia 7 de junho, durante o evento “O Futuro que Queremos”, realizado em São Paulo, capital. Ao todo foram 239 inscritos e 42 projetos classificados numa terceira e última fase. As organizações responsáveis receberam um certificado e as três melhores práticas também receberam um troféu.

O Paraná participou com excelentes projetos e alguns foram selecionados, são eles, por categoria: Academia – Meninas e Mulheres nas Ciências, Curitiba; Promoção da Saúde Animal, Humana e Ambiental, Curitiba, região metropolitana e interior do Paraná; Setor Privado/Empresas – Energia da União, Maringá; Programa de Inclusão Social e Digital da Pessoa Idosa – Curso Básico de Smartphone, Curitiba, região metropolitana e diversas cidades do interior do Paraná; Organizações da Sociedade Civil – Aprendiz FdR, Curitiba, e na de Governos Municipais e Órgãos Públicos – Projeto Renda Agricultor Familiar.

O projeto Meninas e Mulheres nas Ciências, ganhou o 1º lugar, na categoria Academia (Ensino, Pesquisa e Extensão). O objetivo do programa é contribuir para a desconstrução do estereótipo de gênero na ciência e ampliar a representatividade e as oportunidades para meninas na área. Liderado por Camila Silveira da Silva, licenciada em química pela Unesp de Araraquara, Mestre, Doutora e professora coordenadora do PIBID-Química da Universidade Federal do Paraná (UFPR), ficou emocionada com o resultado, agradeceu a equipe e comentou: “Nesta cerimônia de premiação, levei comigo muita gente que não foge da luta pela justiça social, que vive por um mundo melhor e que não se cansa de transformar as realidades que se apresentam tão desiguais”.

O 3º lugar, na categoria Governos Municipais e Órgãos Públicos, ficou com o projeto Renda Agricultor Familiar. O projeto do Governo do Estado é um dos eixos do programa Nossa Gente e recebeu investimento de R$ 18 milhões para atender 6.944 famílias dos 156 municípios do Paraná que possuem os indicadores sociais e econômicos mais críticos.

A execução do projeto é realizada pela Secretaria de Agricultura e do Abastecimento (Seab) e Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater (IDR-Paraná). “É um modelo vitorioso, com sensibilidade social e que ganha força, reconhecimento, e proporciona às famílias um projeto de vida melhor, com o esforço de toda a nossa equipe. As parcelas vulneráveis da população precisam desse olhar mais atencioso”, disse o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara.

Outro projeto reconhecido foi o do Curso Básico de Smartphone, voltado a pessoas idosas, ficou entre os dez melhores projetos da categoria Empresa Pública e Privada. O curso é promovido em uma parceria entre Sejuf e Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar). Desde os três primeiros meses, deste ano, foram realizados nove eventos nos municípios de Paranaguá, Colombo, Lapa, Curitiba, Almirante Tamandaré, Araucária, Campo Magro e Fazenda Rio Grande. Foram formados 264 alunos. Mais de 15 mil participantes concluíram o curso desde o seu início, em 2016.

A Estratégia ODS é uma coalizão que reúne organizações representativas da sociedade civil, do setor privado, de governos locais e da academia com o propósito de ampliar e qualificar o debate a respeito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil e de mobilizar, discutir e propor meios de implementação de modo efetivo para essa agenda. É uma iniciativa que nasce da necessidade de engajar e conscientizar atores-chave da sociedade a respeito de seu papel e dos esforços necessários para que o cumprimento da Agenda 2030 no país seja bem-sucedido.

A Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social – SGDES participou na pessoa do coordenador Luis Paulo Mascarenhas que parabeniza os participantes paranaenses, motivo de orgulho para nosso Estado e convida a todos para cadastrar suas Boas Práticas aos ODS no portal www.boaspraticasods.pr.gov.br.