Prefeitos da AMUSEP Assinam Carta de Compromisso com Agenda Municipalista dos ODS 08/11/2021 - 16:30

Prefeitos dos Municípios que congregam a Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense – AMUSEP – estiveram reunidos nesta segunda-feira, 08, no Auditório Hélio Moreira, no Paço Municipal de Maringá, para assinarem a Carta de Compromisso com o Desenvolvimento Sustentável das Cidades. O evento é um desdobramento da assinatura do termo de Cooperação, assinado em 28 de setembro de 2021, pelo governador do Paraná, Ratinho Junior, com a intenção de mostrar estratégias e soluções em apoio aos Municípios para a implementação da Agenda 2030, da ONU, e o alcance das metas e objetivos do desenvolvimento sustentável.  Antes da assinatura, os presentes ouviram palestras sobre as Estratégias para o Desenvolvimento. O superintendente executivo do Paranacidade, Alvaro Cabrini, lembrou que os ODSs não começaram agora. “O evento de Maringá é parte dessa caminhada. E o mais importante é o caminho e a única Agenda Municipalista é a do ODS”, enfatizou na abertura do evento, em sua participação por vídeo.

As boas vindas foram dadas pelo presidente da AMUSEP, prefeito de Ângulo, Rogério Bernardo. Já a abertura coube ao anfitrião, prefeito de Maringá, Ulisses Maia.

a primeira fala ficou por conta do  secretário executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Paraná (Cedes),  Vinícius Pazza:

“Este é, sem dúvida, um momento histórico, pois a estratégia Paraná de Olho nos ODS está sendo coordenada e é só o primeiro encontro que vai permitir tornar o Paraná, um Estado com Cidades Sustentáveis”

O conselheiro do Tribunal de Contas do Paraná, Fernando Guimarães destacou a importância do alinhamento dos instrumentos de planejamento aos ODS, “que aglutina forças e fatores para um objetivo comum, agregando prefeitos a este Projeto”.

INVESTIMENTOS - A fala de Cabrini foi apresentada pelo analista de Desenvolvimento Municipal e assessor da SUPEX, do Paranacidade, Geraldo Farias. Um dos pontos principais dessa exposição mostrava o montante de investimentos realizados pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas – SEDU -, e sua vinculada Paranacidade.

“Desde 2016, pela SEDU e Paranacidade, foram investidos R$ 161.870.347,20 em 351 ações diversas nos Municípios da AMUSEP, visando o Desenvolvimento Sustentável das Cidades e sua gente. Atualmente, mais 27 ações serão realizadas no mesmo sentido, com investimentos de R$ 12.680.237,98, como fortes instrumentos para o Desenvolvimento Urbano Sustentável, vinculados aos ODSs.”

A Agenda 2030 e os ODSs nos Municípios foram defendidos pela Frente Nacional de Prefeitos, representada pela assessora de projetos, Miriam Salete Barreto. A Metodologia e Ferramentas para a implementação dos ODSs foi apresentada pela coordenadora do Programa Cidades Sustentáveis, Zuleica Goulart. Coube a representantes da Celepar, Cristina Viomar, o tema “Missão ODS”, desenvolvido junto com o Ipardes. A apresentação do Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis ficou sob a responsabilidade do coordenador do OICS, Marco Lobo. Enquanto o Plano de Trabalho “Chamar Ação”, foi tema da Associação dos Municípios do Estado do Paraná, defendido pelo seu representante, Santiago Gallo.

Os prefeitos que assinaram o documento de Compromisso foram os dos Municípios de Maringá, Ângulo, Floraí, Iguaraçu, Lobato, Mandaguaçu, Mandaguari, Munhoz de Mello, Ourizona, Paranacity, Presidente Castelo Branco, Santa Fé, Santo Inácio e Sarandi. Entre os presentes também estava o coordenador do Escritório Regional do Paranacidade, em Maringá, Fábio Fumagalli Vilhena de Paiva.

O evento completo: You Tube- https://YOUTU.BE/US5Qdjtyn6o.

Fonte: Comunicação Paranacidade