Poliniza Paraná é ampliado e chegará a 10 unidades de conservação em sua segunda fase 23/02/2023 - 15:35

Projeto que faz parte dos meios adotados pelo Governo do Estado do Paraná, para alcançar as metas definidas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), principalmente relacionado ao objetivo 15 – Vida Terrestre, se tornou referência nacional em sustentabilidade e será ampliado, chegando agora às Unidades de Conservação (UCs). O investimento é de R$ 72 mil.

Nesta nova fase serão incorporados ao programa a Estação Ecológica Ilha do Mel e Parque Estadual Ilha do Mel, ambos em Paranaguá; Parque Estadual Serra da Baitaca e Floresta Estadual Metropolitana, em Piraquara; Parque Estadual do Guartelá, em Tibagi; Parque Estadual Vila Velha, em Ponta Grossa; Monumento Natural Estadual Salto São João, em Prudentópolis; Parque Estadual Lago Azul, em Campo Mourão; Parque Estadual do Monge, na Lapa e Parque Estadual de Campinhos, em Tunas do Paraná.

A proposta consiste na construção de jardins com colmeias para criação de abelhas nativas sem ferrão, promovendo a conservação da biodiversidade por meio da polinização – processo que garante maior qualidade e produtividade a frutos e grãos. Entre os objetivos, está reintroduzir polinizadores nativos em seus locais de origem, já que muitos se encontram ameaçados de extinção.

As abelhas são responsáveis por 90% da polonização das espécies nativas do bioma da Mata Atlântica e 70% do total das plantas cultivadas e utilizadas na alimentação humana. Atraídas pelo cheiro e pelas cores, as abelhas voam de flor em flor, colhem o pólen e promovem a reprodução cruzada dessas plantas. Além disso, garantem produção de frutos de melhor qualidade e com maior número de sementes. As espécies indicadas para Implantação das colmeias são: Guaraipo, Jataí, Mandaçaia, Mirim-Guaçu, Manduri, Iraí e Tubuna.

O projeto premiado no ano passado, garantiu o 2º lugar no 9º Prêmio A3P, na categoria “Destaque da rede A3P” (Programa Agenda Ambiental na Administração Pública, do Ministério do Meio Ambiente), integra o Paraná Mais Verde e foi inspirado nos “Jardins de Mel” da prefeitura de Curitiba, e é uma parceria da Secretaria de Estado e Desenvolvimento Sustentável (Sedest) com o Instituto Água e Terra (IAT).

Fonte: AEN