Paraná é convidado para participar do Fórum Urbano Mundial, realizado pelo UN-Habitat, como palestrante 20/06/2022 - 11:02

A UN-Habitat - Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos, agência especializada da ONU dedicada à promoção de cidades mais sociais e ambientalmente sustentáveis, convidou o Paraná, através de seu servidor Filipe Braga Farhat, como palestrante do Fórum Urbano Mundial – WUF, principal inferência global sobre urbanização sustentável. O fórum será realizado de 26 a 30 de junho em Katowice, cidade da Província da Silésia na Polônia.

Segundo a Onu-Habitat, 75% das cidades do mundo são mais desiguais nos últimos tempos em comparação com as duas décadas anteriores. Farhat levará ao evento os esforços que vem sendo desenvolvidos pelo Paraná, por meio do Cedes e SGDES na implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável junto aos 399 municípios do Estado.

O Paraná participará do painel: “VOZES DAS CIDADES. Não deixar ninguém e nenhum lugar para trás: abordando as desigualdades dentro e entre as cidades por meio da localização dos ODS”.

Representantes de governos nacionais, regionais e locais, acadêmicos, empresários, líderes comunitários, planejadores urbanos e representantes da sociedade civil estarão entre as milhares de pessoas que devem participar do WUF11, que é coorganizado pelo Ministério de Fundos de Desenvolvimento e Política Regional da Polônia, Secretaria Municipal de Katowice. Ao todo serão mais de 12.500 participantes, de 163 países.

Filipe Farhat é especialista em SDG - Sustainable Development Goals (sigla em inglês dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) pela University for Peace, Universidade criada pela ONU na Costa Rica. É assessor de Keli Guimarães, vice-presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico Social (CEDES) e Superintendente da Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social (SGDES).

Este evento prepara o roteiro para o Dia Mundial do Habitat que será realizado em Honolulu no dia 4 de outubro deste ano. É uma data móvel que é comemorada anualmente na primeira segunda-feira de outubro. A data foi criada na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 1985 e foi celebrada pela primeira vez em 1986.

O objetivo do Dia Mundial do Habitat é refletir no estado dos povos, das cidades e dos espaços públicos, para garantir os direitos básicos de uma vida adequada a todos os homens, tal como o direito à habitação condigna. Outra preocupação deste dia é a preservação do habitat das futuras gerações e a sustentabilidade das cidades.

O ONU-Habitat foi estabelecido em 1978, como resultado da Conferência das Nações Unidas sobre Assentamentos Humanos (Habitat I). Com sede em Nairóbi, capital do Quênia, está presente no Brasil há mais de 20 anos, atua em projetos relacionados a temas urbanos em todo o país. Participa das agendas globais, como a Agenda 2030, estruturada em 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), principalmente responsável pelo ODS 11.