Paraná continuará sendo o Local 2030 HUB 30/11/2022 - 17:56

Em reunião da equipe da SGDES ficou decidido à continuidade do Paraná ser o Local 2030 HUB, apresentado pela Francine Melchioretto, da ONU-Habitat, no dia 09 de novembro em Bruxelas. Isto demandará ajustes na equipe e novas divisões de tarefas.

Local 2030: Localizing the SGDs (Localizando os ODS) é uma plataforma que incentiva, em âmbito global, o avanço da Agenda 2030. Baseado na ideia de que as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) serão melhor cumpridas se houver a participação efetiva de governos estaduais e municipais, além dos outros atores envolvidos. É um centro de convergência de ações multissetoriais com a intenção de atingir as metas da Agenda 2030, sendo que o Estado do Paraná é um líder que monitora e cria um banco de boas práticas para ser reportado ao país e a Organização das Nações Unidas (ONU)

O Local2030 apoia líderes locais na incubação e compartilhamento colaborativo de soluções, desbloqueando gargalos e implementando estratégias que promovem os ODS em nível local.

Coordenado pelo Governo através da Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social (SGDES), em parceria com outros setores públicos, privados e acadêmicos implementa os ODS com adesão dos municípios, setor privado e academia e através do portal www.boaspraticasods.pr.gov.br, onde os colaboradores podem postar as suas boas práticas.