Paraná apresenta resultados de cooperação com a Silésia em evento da União Europeia na Bélgica 16/11/2022 - 15:59

O evento anual do Programa da União Europeia: Cooperação Internacional de Cidades e Estados (IURC) foi realizado em Bruxelas nos dias 7 e 8 de novembro e contou com a participação do Estado do Paraná, com a presença de Filipe Braga Farhat, articulador de parcerias da Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social (SGDES). Filipe Farhat e a parceira Bárbara Szafir, da Província da Silésia, na Polônia, apresentaram os resultados até agora conseguidos da cooperação entre as duas Regiões.

Um dos resultados alcançados na parceria é o acordo entre a Sanepar e o Central Mining Institute - GIG (Instituto Central de Mineração) da Silésia que submeteram um projeto em conjunto para o edital do INNOGLOBO, programa de apoio a projetos da Polônia, que visa a aplicação, através de injeção, de microrganismos no lodo de esgoto, para ser utilizado como biofertilizante, potencializando a fertilização do solo e melhorando suas qualidades.

Outro resultado importante é na área de educação com a possibilidade de implantação de uma metodologia inovadora, utilizada em escolas na Polônia, e já apresentada à nossa Secretaria de Estado de Educação e Esporte – Seed, que envolve a aplicação do jogo de xadrez nas escolas como uma ferramenta de educação e desenvolvimento do caráter dos alunos.

O Paraná também participa de uma iniciativa chamada Brasilésia, num acordo entre o Brasil e a Silésia, encabeçado pelo Estado de Minas Gerais, cujo objetivo é apoiar startups e PMEs ao criar trocas de conhecimento e oportunidades entre os diferentes ecossistemas de inovação em que se encontram os três parceiros.

Parceria

A parceria nasceu com a entrada do Estado do Paraná e da Província da Silésia no Programa promovido pela União Europeia – IURC e, até o final do ano, deve ser assinado um acordo de cooperação entre as partes.

O Paraná é o único estado brasileiro que participa do Programa IURC da União Europeia.  Em termos práticos as atividades de cooperação iniciaram com a visita de uma comitiva polonesa ao Paraná, liderada pelo marechal (governador) da Província da Silésia, Jakub Cheltowski no final de março deste ano.

O Programa IURC proporciona cooperação entre pares, cidades – cidades ou estados – estados. A escolha de pares é feita por especialistas da União Europeia que cruzam os dados previamente enviados por cidades e estados na América Latina e Europa onde as áreas de interesse são apresentadas.

Silésia

A Voivodia da Silésia ou Província da Silésia tem como capital Katowice, com a maior densidade populacional do país, com aproximadamente 5 milhões de habitantes, possuindo o quarto maior PIB per capita do país.  É a região mais industrializada e urbanizada e com maior potencial econômico da Polônia. Abriga 11 universidades públicas, incluindo a Universidade da Silésia em Katowice, que é o maior centro educacional do país.

A região tem interesse em inovação regional, transição digital e estratégias de regiões inteligentes, para isso fez parceria com o Estado do Paraná. Também busca implementar indústrias 4.0 e promover a economia verde.