Paraná apresenta projetos de sustentabilidade no Fórum Urbano Mundial 03/10/2022 - 06:00

Nos dias 26 a 30 de junho, o Governo do Paraná, participou como convidado do 11º Fórum Urbano Mundial, em Katowice na Polônia. O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) é a agência da ONU para atividades relacionadas a cidades e questões urbanas que visa promover, sob a coordenação dos governos, cidades socialmente mais justas e ambientalmente sustentáveis.

O tema desta edição do evento foi “Transformando nossas cidades para um futuro urbano melhor”. Num total de 330 eventos em 15 categorias diferentes, os tópicos apresentados, perpassam várias “questões urbanas”, tais como: espaços públicos verdes, habitação, financiamento, inovação, ciência e tecnologia, saneamento e gestão de resíduos, mobilidade urbana, mudanças climáticas, sustentabilidade, entre outras.

Filipe Braga Farhat, agrônomo, servidor público do Governo do Estado do Paraná, especialista em Análise Ambiental e em Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), representando a Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico (SGDES) e Social e o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CEDES), participou da sessão na Sala Vozes das Cidades, chamada “Não deixe ninguém, e nenhum lugar para trás: enfrentando as desigualdades dentro e entre as cidades através da localização dos ODS”.

Shipra Narang Suri, moderadora e Chefe da sessão de Práticas Urbanas da ONU-Habitat, observou que os governos subnacionais desempenham um papel fundamental como impulsionador de políticas públicas inclusivas e no desenvolvimento de mecanismos que facilitem “a participação, transparência e coesão social para o povo, suas cidades e municípios”.

Ela também afirmou que o Paraná é um exemplo de como um estado comprometido pode abrir caminho para a sustentabilidade, pois é conhecedora da estratégia “Paraná de olho nos ODS” e dos indicadores locais alinhados à Agenda 2030 assim como das inúmeras ferramentas de planejamento urbano que o Estado disponibiliza para os municípios.

Filipe destacou a importância do papel do Estado no empenho de esforços para a redução de desigualdades, tomando cuidado, porém, para “não deixar ninguém e nenhum lugar para trás”.

Diante da solicitação de Shipra para que fosse apresentado um exemplo concreto de política que o estado esteja implementando a fim de reduzir desigualdades entre os municípios. Filipe citou o Programa Paraná Produtivo, ação do Governo voltado especialmente às 202 cidades que mais carecem desse apoio. Ele destacou que o programa, executado em parceria com lideranças locais, está apresentando impacto positivo com projetos de desenvolvimento sustentável.

 Ele também falou sobre o Paranacidade, órgão ligado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, o qual é exemplo de como o Estado inclui os municípios no seu planejamento, assessorando-os na elaboração de seus próprios planos diretores além de acompanhar obras públicas.

Além disso, Filipe informou que em agosto será lançada a plataforma Paraná Acessível, que reunirá informações úteis visando apoiar pessoas com deficiência, com informações sobre locais adaptados. Outras ações relevantes do governo incluem a Universidade de Prefeitos, oficializada em Genebra, que capacitará prefeitos em questões ligadas a sustentabilidade das cidades e a interligação das áreas rurais através do Programa Merenda escolar orgânica que integra agricultores familiares orgânicos e escolas com múltiplos benefícios.

Emocionada ao ouvir sobre a maneira como o Paraná está intervindo e assim sendo capaz de contribuir na aceleração e consolidação de soluções ODS locais promissoras, Shipra concluiu declarando que o Paraná é um exemplo de como um estado comprometido é capaz de abrir caminho para a sustentabilidade.

A sessão também contou com a participação de Diana Rodrigues, secretaria para assuntos da Mulher de Bogotá, de Takahiro Shiba, Chefe administrativo do município de Shizuoka no Japão, de Mohamed Sefiani, Prefeito de Chefchaouen no Marrocos e de Gwendolyn Myers, diretora executiva e fundadora da Mensageiros da Paz na Liberi.

Fórum Urbano Mundial (WUF, World Urban Forum), é o encontro global de maior relevância sobre questões urbanas, sediado pela primeira vez na Europa Oriental. Contou com a participação de 173 países e cerca de 21 mil pessoas.