O Estado do Paraná se destaca mundialmente como Paraná Local2030 – HUB 13/02/2023 - 16:56

Levar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aos municípios é transformá-los em realidade a nível local, em coordenação com a governança e com as prioridades de cada localidade. Diante disto, mais de 60% das metas dos ODS estão relacionadas às ações da  gestão municipal.

O fortalecimento das cidades é essencial para o alcance dos ODS com o desafio de atingir um modelo de desenvolvimento sustentável até 2030, de modo a enfrentar um futuro de altos riscos e instabilidades sociais, ambientais, econômicas e políticas. Agir no momento presente, pensando nas próximas gerações é função da Agenda 2030 e dos seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), adotados pelos Estados Membros das Nações Unidas (ONU).

Mudanças profundas devem ser arquitetadas e praticadas com urgência, para evitar cenários indesejados. Faz-se imprescindível repensar as ações no âmbito das instituições e organizações, sob a perspectiva da “Quadrupla Hélice”, ou seja, governo, academia, setor privado e sociedade, de forma que todos trabalhem em conjunto para alcançar um patamar sem precedentes, com prosperidade e valorização da ética e da capacidade humana de proteger a vida do planeta.

O Estado tem se destacado em projetos como: a Universidade dos Prefeitos, para capacitação de gestores e líderes locais; a Estratégia “Paraná de Olho nos ODS”,  que conta com uma plataforma de Business Intelligence (BI) que tem potencial para auxiliar na tomada de decisão e contribuir para a elaboração de ações que culminem com o atingimento das metas da Agenda 2030 a nível local; a parceria com municípios, empresas, instituições e academia para ações de sustentabilidade.

Sob estes aspectos o Paraná foi reconhecido pelas Nações Unidas como Local 2030 HUB. Isto se deve ao seu propósito de inspirar, facilitar, fortalecer e capacitar gestores públicos e propiciar a evolução das organizações e das pessoas, como agentes de mudanças, com políticas públicas que promovam um modelo de vida com olhar para o presente e o futuro.

No início deste ano, em uma reunião com a representante da ONU-Habitat, Francine Melchioretto e a equipe da SGDES, estabeleceram diretrizes de trabalho, assim como proposições de encontros estratégicos para estabelecer parcerias com atores fundamentais, de modo a acelerar a implementação dos ODS no Estado de forma promissora.

O primeiro encontro aconteceu no Tribunal de Contas do Estado – TCE, com a presença do Presidente do Órgão, Fernando Guimarães; a Presidente da World Family Organization (WFO), Deisi Kusztra; o Diretor-geral da Casa Civil, Luciano Borges; o Diretor-presidente da Celepar, André Gustavo Garbosa; o Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Professor Aldo Bona; o Presidente CEO da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig;  a Superintendente Executiva, Camila Mileke, representando o Secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel; a Representante da ONU Habitat, Francine Melchioretto e a Superintendente-Geral de Desenvolvimento Econômico e Social Keli Guimarães, acompanhada da equipe da Superintendência.

Estes atores-chave foram chamados, nas palavras da Superintendente Keli, “para uma colaboração coordenada e efetiva onde colocarão seus conhecimentos, recursos e habilidades para somar na estratégia existente de implementação da Agenda 2030, conhecida como Paraná de Olho nos ODS.”

HUB Local2030

Os HubsLocal2030 incluem hubs locais e temáticos. Os hubs locais são espaços onde as comunidades – juntamente com o sistema ONU e parceiros externos – identificam suas prioridades em relação aos ODS e implementam soluções inovadoras que atendam às necessidades locais. Os polos temáticos desenvolvem boas práticas e sensibilizam para questões fundamentais no alcance dos ODS. Eles são concebidos como parcerias entre especialistas temáticos, atores locais e agências da ONU, e trabalham para mostrar as melhores práticas que podem ser replicadas globalmente.

Paraná HUB

Este polo Hub local 2030, sediado pelo governo do estado do Paraná, é coordenado pela SGDES e tem como foco apoiar a implementação dos ODS nos 399 municípios, estabelecendo capacitação, promovendo a colaboração entre atores urbanos no Paraná, criando espaços para troca de conhecimento e construindo capacidade conjunta para municípios e atores locais na localização dos ODS. O desenvolvimento urbano inclusivo e sustentável é uma ferramenta poderosa para alcançar os outros ODS localmente e contribuirá para a implementação geral da Agenda 2030.

Além do Paraná, temos Local2030 Hub na Inglaterra, Japão, Havaí, África, Colômbia, Suécia e Argentina.