Municípios-piloto paranaenses participam da reunião de alinhamento para a Missão da OCDE 22/03/2022 - 12:08

Na reunião da última terça-feira (22), representantes dos 23 municípios-piloto paranaenses selecionados para integrar à segunda fase do Programa: “Uma Abordagem Territorial dos ODS” – da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), participaram da reunião de alinhamento sobre a Missão da OCDE no Paraná.

 

A Superintendente Geral de Desenvolvimento Econômico e Social do Paraná, Keli Guimarães, explanou sobre os propósitos da missão e enfatizou a importância da participação do Estado e de seus Municípios.

 

“Nessa segunda fase a OCDE oportunizará a participação de um número maior de municípios-piloto no Programa. Sabemos eles serão fundamentais para auxiliar o Paraná na implementação das recomendações feitas pela Organização.” Comentou Keli.

 

Na oportunidade, representantes do Cedes, Celepar, Ipardes, SEDU/Paranacidade, Seti e 3ª ICE-TCE/PR – que integram o Comitê Técnico de Desenvolvimento Sustentável do Cedes (CTD-Cedes) – apresentaram os resultados da primeira fase do Programa (que ocorreu entre 2019 a 2021), a metodologia utilizada para a seleção dos municípios-piloto e as ações e projetos desenvolvidos pela Estratégia Paraná de Olho nos ODS em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 

Além disso, os representantes do CTD-Cedes explicaram como serão realizadas as entrevistas e a dinâmica das reuniões de trabalho da missão que ocorrerá entre os dias 28 a 31 de março.

 

Metodologia – Em atendimento à solicitação da OCDE, o CTD-Cedes elaborou a “Metodologia para Priorização dos Municípios-piloto da OCDE”, cujo objetivo foi selecionar, através de critérios técnicos, 23 municípios do estado. Visando garantir a isonomia na escolha das cidades, a metodologia aplicou seis etapas de trabalho, considerando: municípios que assinaram o Termo de Compromisso com os ODS; municípios que participaram da primeira fase do Programa; sintetização do atingimento das metas para 16 indicadores ODS selecionados; cálculo do Índice Herfindahl-Hirschman (IHH); classificação dos municípios conforme o tamanho da população; aplicação do IHH e geração da lista de resultados.

A metodologia foi apresentada à equipe da OCDE que elogiou o trabalho destacando que o método pode ser replicado para outras regiões e países.

 

23 Municípios-piloto da OCDE – Os municípios que farão parte dessa segunda fase são: Ampére, Araucária, Assaí, Atalaia, Boa Esperança, Campo do Tenente, Campo Largo, Curitiba, Fernandes Pinheiro, General Carneiro, Godoy Moreira, Guaraqueçaba, Ibaiti, Ipiranga, Laranjal, Nova Olímpia, Peabiru, Prudentópolis, Querência do Norte, Reserva do Iguaçu, São Manoel do Paraná, Tamarana e Ubiratã.

 

Missão da OCDE – A missão no Paraná será realizada entre os dias 28 a 31 de março de 2022 e envolverá diversos atores, tais como: Secretarias de Estado, Municípios, Academia e Sociedade Civil. O objetivo do evento será o início da segunda fase do Programa: “Uma Abordagem Territorial dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – O papel das cidades e regiões para não deixar ninguém par trás”.

 

Nessa missão de sondagem a OCDE pretende identificar como cada ator participante poderá contribuir para a implementação das recomendações constantes do Capítulo 4 do relatório que está disponível no link: https://www.oecd.org/publications/a-territorial-approach-to-the-sustainable-development-goals-in-parana-brazil-a24b52a5-en.htm.