Municípios da Amop aderem ao Programa Cidades Sustentáveis 23/05/2022 - 11:36

Na sede da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), em Cascavel, nesta sexta-feira (20/05), municípios da região oeste do Paraná, aderiram ao Programa Cidades Sustentáveis, uma ferramenta para gestão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e sua vinculação com políticas municipais.

No evento, realizado pela Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social (SGDES), estavam presentes prefeitos, vices e secretários municipais.

O programam oferece capacitação, mapa de desigualdade, estudos de desenvolvimento econômico local, oportunidades de financiamentos e parcerias internacionais. Mas para isso há um segundo passo, que serão as oficinas realizadas na Amop.

O diagnóstico e o plano de metas já estão sendo realizados, assim como o mapa de desigualdade, que apresenta um mapeamento das localidades com maiores problemas. A formalização das comissões municipais de ODS, está sendo feita com o apoio de um software que contempla ferramentas e conteúdos.

O evento contou com a participação do prefeito de Santa Tereza do Oeste, Élio Marciniak, o Kabelo, o acessor da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Santiago Gallo, do presidente da Fundetec, Alcione Gomes e do ponto focal da Sedu/Paranacidade do CEDES, Geraldo Luiz Farias, virtualmente o diretor-geral da SGDES, Luiz Mascarenhas e a assessora de Projetos da Frente Nacional de Prefeitos, Miriam Salete Barreto.