Municípios da Amepar firmam compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 18/02/2022 - 15:43

Nesta sexta-feira (18) o Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (Cedes) em ação conjunta com a Estratégia Paraná de Olho nos ODS, Programa Cidades Sustentáveis (PCS), Associação de Municípios do Paraná (AMP), Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e Paranacidade – no âmbito do Acordo de Cooperação entre o Estado do Paraná e a Rede Estratégia ODS – promoveu o evento: "Estratégias para o Desenvolvimento Local Sustentável”, na Associação de Municípios do Médio Paranapanema (Amepar), em Londrina-PR.

O evento teve o objetivo de sensibilizar os prefeitos e prefeitas da região sobre as metas da Agenda 2030 e, também, levar ferramentas e instrumentos para auxiliar na aceleração da implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU.

Na oportunidade, a Vice-Presidente do Cedes, Keli Guimarães, falou sobre a importância da execução da Agenda 2030, em parceria entre o estado e municípios.

O principal objetivo desta parceria é apresentar todas as ações que o do Governo do Estado já vem desenvolvendo através da Estratégia Paraná de Olho nos ODS, disponibilizar todas as ferramentas disponíveis para apoiar os municípios e criar mais oportunidades para que cada gestor possa trazer o tema da Agenda 2030 para sua realidade. Sabemos que esta é uma Agenda global, mas é nas cidades onde tudo acontece, portanto, devemos unir esforços para que ninguém seja deixado para trás!”, salientou.

A representante da FNP, Miriam Barreto, lembrou que muitos programas e ações em prol do desenvolvimento sustentável são realizadas pelos municípios, mas na maioria das vezes eles não conseguem relacionar suas ações com os ODS.

A partir do momento em que os municípios tenham acesso ao tema, certamente aumentarão a sua capacidade de desenvolvimento local e o Estado será muito mais sustentável e evoluído economicamente. Concluo dizendo que a FNP está à disposição dos municípios, contem conosco!”, disse.

Representando a Estratégia Paraná de Olho nos ODS, Geraldo Luiz Farias, falou sobre os projetos e ações que o Estado vem desenvolvendo para auxiliar os prefeitos(as) na tomada de decisão, na divulgação e na elaboração de políticas públicas direcionadas aos ODS. Destacou, também, que todos os municípios da Amepar já assinaram o Termo de Compromisso com os ODS, junto ao governo estadual.

Além disso, citou os esforços do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), no mapeamento e produção de indicadores ODS, que contemplam os 399 municípios paranaenses e seguem a metodologia proposta pela ONU; o desenvolvimento da plataforma de Business Intelligence: BI Paraná de Olho nos ODS e do Relatório Missão ODS – Indicadores Municipais, pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), em parceria com o Ipardes; o Portal Boas Práticas ODS (www.boaspraticasods.pr.gov.br); a Metodologia de Alinhamento do PPA aos ODS, elaborada pela 3º Inspetoria do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (3ª ICE-PR), em parceria com a Secretaria de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes (SEPL); o Portal dos Municípios (https://portaldosmunicipios.pr.gov.br), o Paraná Interativo (https://paranainterativo.pr.gov.br) a Campanha de Sensibilização para a Agenda 2030 e seus ODS (http://sustentabilidadeurbana.org.br), da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (Sedu/Paranacidade); e a parceria com as Universidades Estaduais, por intermédio da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

Representando o PCS, Zuleica Goulart, explanou sobre as ferramentas desenvolvidas pela instituição e convidou os prefeitos (as) a assinarem o Termo de Adesão à Estratégia ODS.

Na oportunidade, o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, salientou que é fundamental que os municípios estejam dispostos a debater e atentos às agendas e possibilidades relacionadas à questão do desenvolvimento sustentável.

Considero muito importante e necessárias estratégias que têm potencial de mobilização para propiciar o fortalecimento das cidades envolvidas”, disse.

O evento é um desdobramento da assinatura do Termo de Cooperação, assinado em 28 de setembro de 2021, pelo Governador do Paraná, Ratinho Junior, com a intenção de mostrar estratégias e soluções em apoio aos municípios para a implementação da Agenda 2030, no estado e, desde então, já foi realizado nas Associações de Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), do Sudoeste do Paraná (Amsop) e contemplará as outras 15 Associações paranaenses, sendo que a próxima reunião está programada para 07 de março, na Associação de Municípios do Centro do Paraná (Amocentro).