Missão da OCDE no Paraná – Programa: Uma Abordagem Territorial dos ODS 25/03/2022 - 15:36

A segunda fase do Programa: Uma Abordagem Territorial dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), no Paraná será lançada com uma série de reuniões online, entre os dias 28 e 31 de março.

Intitulada “Fact-finding Mission” (missão de sondagem), o evento terá como foco realizar entrevistas com atores-chave de todos os setores da sociedade paranaense para o levantamento das ações em prol dos ODS que podem contribuir para a aceleração da Agenda 2030 no Estado.

A expectativa é que essa interlocução sirva para a priorização das recomendações feitas pela Organização, na primeira fase do Programa (2019-2021), e para a elaboração de um plano de trabalho visando a implementação dos ODS em uma perspectiva integrada e intersetorial.

Além de secretarias de governo, serão entrevistados: representantes do setor privado, instituições federais, academia, municípios paranaenses, associações regionais de municípios e representantes da sociedade civil organizada.

Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social (SGDES) e do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (Cedes), os quatro dias de evento consistirão em sessões de apresentações de projetos e de entrevistas reservadas.

É satisfatório e, ao mesmo tempo, essencial para nosso Estado continuar fazendo parte deste programa revolucionário da OCDE, pois além de possibilitar a troca de experiências com diferentes cidades do mundo – fundamental para a evolução do desenvolvimento econômico, social e sustentável – ainda contribui para a mobilização e engajamento de instituições na causa dos ODS.” Ressaltou a Superintendente Geral de Desenvolvimento Econômico e Social e Vice-Presidente do Cedes, Keli Guimarães.

O Paraná é o primeiro estado brasileiro a fazer parte do Programa da OCDE, juntamente com outras nove regiões e cidades de diferentes países, desde 2019.

A primeira fase do Programa teve como um dos resultados o relatório contendo recomendações ao Governo do Estado para aceleração da implementação local da Agenda 2030.

Página do Programa: https://www.oecd.org/cfe/territorial-approach-sdgs.htm

Relatório sobre o Paraná – primeira fase (2019-2021): https://www.oecd.org/publications/a-territorial-approach-to-the-sustainable-development-goals-in-parana-brazil-a24b52a5-en.htm

Notas sobre a missão virtual:

Nota 1: Todas as reuniões serão gravadas apenas para fins do Secretariado. Todos os dados pessoais serão processados ​​de acordo com as Regras de Proteção de Dados Pessoais da OCDE.

Nota 2: Apenas as pessoas cadastradas terão acesso às sessões do evento. Exceto pelas sessões de abertura (28/03 – 09:00 | 09:50) e wokshop (31/03 – 10:00 | 13:00), abertas a todos os convidados, as sessões especiais e de entrevistas serão reservadas aos stakeholders participantes.

Acesse a programação da Missão:

Agenda Resumida – Missão da OCDE no Paraná em Português

Agenda – Missão da OCDE no Paraná em Inglês