Eventos da SGDES dos dias 12 a 16 de dezembro 16/12/2022 - 17:56

A Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social (SGDES) teve reuniões importantes nesta semana para o planejamento de ações para 2023. O Paraná e seus parceiros têm trabalhado em prol do cumprimento da Agenda 2030 e de ações conjuntas que envolvem os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O Paraná, através da SGDES, e a Província de Córdoba, Argentina, reuniram-se na segunda-feira, dia 12, neste encontro participaram Júlia Serafim, Filipe Farhat, das áreas Internacional e de Parcerias, e Valentina Astudillo Naveda, Analista de Projetos do Ministério de Coordenação de Córdoba, onde trataram da inclusão do tema Desenvolvimento de Políticas Públicas no acordo de Cooperação do Estado do Paraná com a Província de Córdoba. Ambos possuem um protocolo de intenções desde 2009 e desde então têm estreitado relações econômicas e comerciais.

Na quarta-feira, dia 14, Juliana De Rezende Penhaki, coordenadora da Gerência de Relações Internacionais da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) visitou a Superintendência, para tratar de temas como Desenvolvimento Sustentável, Agenda 2030, práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) numa agenda positiva de cooperação entre governo e setor produtivo.

O Governo Estadual e a Federação das Indústrias tem papel fundamental no Desenvolvimento sustentável do Paraná e compartilham de boas práticas para influenciar projetos e ações que contribuem para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que compõe a Agenda 2030 das Nações Unidas.

Estiveram presentes os representantes da SGDES Luis Paulo Mascarenhas Diretor Geral, Adriana Tavares da Secretaria Executiva e João Loures do Núcleo de Projetos Internacional.

Na quinta-feira, dia 15, Filipe Braga Farhat e João Loures, ambos da área de Parcerias, reuniram-se com representantes da Silésia, para fazer o encerramento das ações deste ano e o planejamento das ações de 2023. O acordo de Cooperação entre o Paraná e a Província da Silésia faz parte do Programa da International Urban Regional Cooperation (IURC) da União Européia (UE). E foi firmado neste final de ano.

No mesmo dia, 15/12, o Comitê Diretor da OCDE e a SGDES participaram de uma reunião online, onde a OCDE apresentou as principais realizações de 2022 a as principais metas e eventos planejados para 2023. Através da realização de um Brainstorming foram definidas as principais metas para o biênio (2023-2024), do Programa da OCDE – Uma Abordagem Territorial para os ODS, cujo foco está em um novo carro-chefe, seguindo o relatório de Síntese (2020) e do Toolkit (2022), novas áreas de trabalho relacionadas com a localização dos ODS, forma de trabalho e promoção da aprendizagem entre pares no Comitê Diretor.

Participantes da OCDE, por local e nome: Bonn (Verena Schwart), Rhine (Henrik), Cordoba (Melisa), Bozano (Klaus), Kopavogur (Gorill), Viken , Parana (Mascarenhas, Adriana Domingos e Geraldo Farias).