Evento sobre tecnologia para gestão pública teve mais de 1.500 participantes em Curitiba 08/12/2022 - 15:20

O Seminário Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação para a Gestão Pública (SECOP), apoiado pela Celepar e promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP), foi realizado em Curitiba, no estádio do Athlético, nos dias 25 e 26 de novembro.

O objetivo do encontro é a busca por soluções que facilitem as tomadas de decisões dos gestores públicos e que resultem na facilidade de acesso ao serviço público para o cidadão, por isso o tema “Governo e Tecnologia com foco no cidadão”.

De acordo com o presidente da Celepar, Leandro Moura, são 49 anos de reuniões do Secop onde gestores brasileiros de tecnologia reúnem-se para troca de experiências, informações e conhecimento.

"Respirar a tecnologia em ano de copa do mundo num estádio de futebol é motivador. Não há a menor possibilidade de pensarmos no presente ou no futuro sem pensarmos em tecnologia. Nossa missão, como gestores de tecnologia nos Estados é de utilizá-la da melhor forma possível, com transparência, integridade e sempre a serviço do cidadão”, comentou Leandro Moura.

Cristina Viomar e Camila F. de Oliveira, ambas da Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social (SGDES), participaram do evento e ficaram encantadas com as palestras e a oportunidade de visitar alguns dos 60 estandes de instituições públicas e privadas no setor de tecnologia.

“Foi satisfatória nossa participação, representando a SGDES, no evento que teve como objetivo discutir tecnologia da informação para a gestão pública. Além de conhecer diversas soluções de TI, tivemos a oportunidade de assistir a uma excelente e reflexiva palestra sobre “Oportunidades para Governos Tech num mundo Touch” cujo conteúdo corresponde às premissas da SGDES: desenvolver ações buscando a melhora da qualidade de vida das pessoas e do planeta.” Ressaltou Cristina Viomar, coordenadora do Núcleo de Gestão da Informação e Projetos da SGDES e analista de sistemas da Celepar.

De acordo com o superintendente geral de inovação no Estado, André Telles, o SECOP tem em sua essência a transformação digital a favor do cidadão. Como exemplo disto temos o agendamento online da Agência do Trabalhador, que evita filas e melhora o atendimento junto à comunidade. Este e outros serviços informatizados do Estado está previsto na política do governador Ratinho Junior, que prevê implementar a inovação a serviço dos cidadãos paranaenses.

Fonte: AEN