Batalhão de Operações Aéreas completa 11 anos de serviços dedicados à população do Paraná 28/10/2021 - 10:30

Reconhecer os profissionais que estavam em funções estratégicas no Governo do Paraná e colaboraram para a criação do BPMOA em 2010 foi o principal objetivo da solenidade. O ex-governador do Paraná, Orlando Pessuti, o ex-secretário da Segurança Pública, coronel Aramis Linhares Serpa, e o ex-comandante-geral da PM, coronel Luiz Rodrigo Larson Carstens, receberam um agradecimento especial do Comandante-Geral da PM, coronel Hudson Leôncio Teixeira, e do Comandante do BPMOA, tenente-coronel Julio Cesar Pucci, e foram condecorados com a medalha Mérito do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas.

Também foram agraciados com a honraria os ex-comandantes do BPMOA, que ajudaram a construir a história da unidade. Receberam a medalha o tenente-coronel Orlando Artur da Costa; o tenente-coronel Adonis Nobor Furuushi, o tenente-coronel Roberto Sampaio Araújo e a vice-presidente do Cedes, Keli Guimarães.

“É um momento de bastante satisfação, temos aqui nosso ex-governador Pessuti, os ex-comandantes, pessoas que à época contribuíram para o que o batalhão se tornar o que é hoje. O BPMOA é muito importante para a PM e temos trabalhado para aperfeiçoar ainda mais esse serviço que tem salvado tantas vidas”, disse o coronel Hudson.

A gratidão da Polícia Militar foi o que marcou a homenagem para o ex-governador Pessuti. Isso é o sentimento do dever cumprido, e também de observar que existem pessoas e instituições que tem gratidão. Fizemos um esforço muito grande uma jornada de trabalho para identificar coisas significativas para a segurança pública do estado. Vir aqui hoje receber a medalha é uma alegria muito grande e a certeza que vale a pena acreditaram que transformações podem mudar a vida das pessoas para melhor”, destacou.

Grandes desafios foram impostos a nova unidade, mas pouco a pouco, o BPMOA foi ampliando o efetivo e a frota de aeronaves. A capacitação técnica com cursos e a realização de programas de nivelamento a cada semestre elevaram a destreza dos integrantes no atendimento as mais variadas situações. O batalhão presta atendimento a situações de radiopatrulhamento aéreo, apoio à ocorrências e operações policiais, transporte de tropa, resgate e remoção aeromédica, busca e salvamento aquático, combate a incêndios e fiscalização ambiental, potencializando a resposta do Estado à sociedade nas situações de emergência e de perigo de vida.

O batalhão é uma das unidades mais importantes da Polícia Militar, com alcance operacional em qualquer local do Paraná. As tripulações, integradas com profissionais de saúde para prestar Suporte Médico Avançado, são capazes de prestar socorro às pessoas nos mais diferenciados cenários, encurtando distâncias para salvar vidas.

“O BPMOA hoje, uma unidade de referência nacional que prima pela segurança de voo e pela excelência de suporte avançado de vida. Além de cumprir diversas missões, neste ano também desempenhamos um papel decisivo na distribuição de vacinas em todo o estado, agilizando a imunização de comunidades mais distantes ou isoladas dos grandes centros urbanos. Sem dúvida, comemorar 11 anos de história é resgatar o passado e valorizar os que nos ajudaram a chegar até aqui, e parabenizar os que tornam esta unidade tão especial para a segurança pública do Paraná”, detalhou o tenente-coronel Pucci.

A noite de homenagens foi especial também para o capitão Alexandre Lamour Viana, que ascendeu de  auxiliar de segurança de voo para comandante de aeronave bimotor em voo por instrumentos. Ele recebeu a certificação de surpresa, juntamente com sua família. “A experiência foi emocionante. O caminho que percorremos até chegar ao comando desse tipo de aeronave foi árduo e demandou muito estudo e trabalho”, afirmou.

Além do Comando-Geral, também prestigiaram o evento o Subcomandante-Geral da PM, coronel Rui Noé Barroso Torres; o Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Gerson Gross; o Comandante do Policiamento Especializado (CPE), coronel Wagner Lucio dos Santos; o Presidente da Associação da Vila Militar (AVM), coronel Washington Alves da Rosa; o presidente do Clube dos Oficiais, coronel Izaias de Farias; o presidente da Fetranspar, coronel Sergio Malucelli; o ex-comandante-geral da PM, coronel Miguel Arcanjo Capriotti; além de demais oficiais, praças e convidados.

Fonte: Comunicação PMPR