Aprovada a participação do Paraná no Programa IURC 22/07/2021 - 15:37

Tal feito se deu graças à articulação do Cedes - Conselho Estadual de Desenvolvimento Sustentável com alguns de seus parceiros chave, como a própria Casa Civil onde o Cedes está lotado, a Superintendência-Geral de Inovação, a Superintendência de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, o Paranacidade e a Assespro Paraná.

O Programa visa promover uma forma de cooperação urbana e regional internacional descentralizada nas áreas de desenvolvimento sustentável e inovação, por meio da facilitação da cooperação entre regiões da União Europeia - UE e regiões não pertencentes à UE por meio de uma rede global.

O programa IURC é baseado em uma abordagem de rede temática que certamente proporcionará novos horizontes e oportunidades para o desenvolvimento de nosso estado ao fazermos parte da rede internacional de referência em inovação urbana e regional.

De 2016 a 2020 houve o programa de Cooperação Urbana Internacional (IUC). Agora em sua segunda fase do o IURC visa liderar e desenvolver uma forma de cooperação urbana e regional internacional descentralizada nas áreas de desenvolvimento urbano sustentável e inovação, em países e regiões parceiros-chave em consonância com a dimensão externa da “Europa 2020”.

Com base na capitalização de resultados e lições aprendidas na fase anterior, o novo programa otimiza o valor agregado da cooperação internacional, transformando a IURC em uma Rede Global de referência em inovação urbana e regional.

“IUC é mais do que assinar acordos, é sobre a implementação prática de projetos focados em algo concreto. É uma plataforma funcional de cooperação entre as partes interessadas de empresas, governos e instituições de pesquisa que se reúnem para implementar ações e fazer a diferença para o futuro ” - Rudolf Niessler, Conselheiro Principal para Relações Internacionais, DG REGIO, Comissão Europeia.

IURC - International Urban and Regional Cooperation - Programa de Cooperação Urbana e Regional Internacional