Agenda 2030 e indicadores são apresentados na Universidade Positivo 02/06/2022 - 17:38

Representantes da SGDES apresentaram os Indicadores da Estratégia Paraná de Olho nos ODS para os alunos da Pós-Graduação em Direito da Universidade Positivo.

Na quinta-feira (26), representantes da Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social (SGDES) participaram do encontro da “Disciplina de Metodologia de Pesquisa Quantitativa e Qualitativa de Indicadores da Agenda 2030 em Laboratórios de Inovação”, em Curitiba, no campus do Programa de Pós-Graduação da Universidade Positivo.

A disciplina é ministrada pelas Professoras Doutoras Maria Tereza Uille Gomes e Clarissa Wandcheer do Mestrado Profissional em Direito e tem como objetivo orientar os mestrandos em pesquisas empíricas, com foco na Agenda 2030.

Os alunos da Pós-Graduação em Direito, da Universidade Positivo, conheceram a Estratégia Paraná de Olho nos ODS e, também, sobre como o Estado do Paraná vem trabalhando para implementar os ODS no âmbito local.

Além disso, puderam ver em detalhes o case de Business Intelligence (BI) Paraná de Olho nos ODS, desenvolvido pela Celepar, que é uma plataforma responsável por mapear e monitorar os indicadores subnacionais. Também foi explanado sobre o trabalho, realizado pelo Ipardes, relacionado ao mapeamento e produção desses indicadores que seguem a metodologia ONU.

No encontro os alunos foram instruídos sobre como obter os indicadores ODS, mapeados para o Estado do Paraná e seus 399 municípios, disponíveis para acesso em www.ipardes.pr.gov.br, na BDEWeb (Base de Dados do Estado). Também puderam conhecer os procedimentos recomendados para a organização desses dados de modo que, a partir deles, seja possível realizar a construção de gráficos ou, até mesmo, de um BI para tornar a visualização das informações mais intuitivas e organizadas.

Keli Guimarães, superintendente-geral da SGDES, agradeceu ao convite realizado pelas Professoras e pelo Professor Doutor Anderson Marcos dos Santos, Coordenador da Pós-Graduação em Direito.

“Ter representantes da nossa Superintendência participando desse encontro é uma grande satisfação. Trabalhamos com uma gestão em quádrupla-hélice envolvendo o governo, o setor privado, a sociedade civil e a academia. Por isso, oportunidades como esta, em levar a Agenda 2030 e seus indicadores, para a um curso de Pós-Graduação, contribuem ainda mais com o engajamento e a implementação dos ODS no Paraná.” Ressaltou Keli.

Estiveram presentes do encontro a consultora-técnica do Núcleo de Gestão da Informação – (NGIP/SGDES) e analista de sistemas da Celepar, Cristina Viomar, e Camila Franciele Oliveira, asessora do NGIP/SGDES.

Na oportunidade, as professoras Maria Tereza Uille Gomes e Clarissa Wandscheer elogiaram muito a qualidade do trabalho que vem sendo desenvolvido pela equipe da SGDES, e a perspectiva de aproximação da Universidade com o Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (Cedes) em benefício da sociedade.