Comunicar venda de veículo

O que é

É o processo de comunicação de venda de um veículo. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é obrigação do vendedor realizar a Comunicação de Venda ao Detran. Dessa forma, ele fica isento de qualquer responsabilidade civil ou criminal sobre ocorrências que possam acontecer com o veículo (acidentes ou infrações de trânsito, por exemplo). Caso a comunicação não seja feita, o vendedor se torna responsável pelas penalidades impostas e suas reincidências até a data da comunicação ou transferência do veículo.

Quem pode comunicar

O proprietário vendedor ou seu representante legal (procurador).

Onde comunicar

Pelos correios, por despachante ou pessoalmente em uma unidade de atendimento do Detran.

Como comunicar

Pelos correios

1 - Preencha, imprima e assine o formulário

2 - Anexe ao formulário:

  • fotocópia autenticada do documento oficial com foto e CPF do proprietário vendedor
  • fotocópia autenticada do Certificado de Registro de Veículo (CRV) devidamente preenchida com os dados do comprador, com firmas reconhecidas do vendedor e comprador exclusivamente na modalidade por autenticidade

3 - Envie o formulário e os documentos por AR (correspondência registrada) para: Av. Victor Ferreira do Amaral, 2940, Capão da Imbuia, 82.800-900, Curitiba - PR.


Por despachante

Apresente fotocópia autenticada do Certificado de Registro de Veículo (CRV) devidamente preenchida com os dados do comprador, com firmas reconhecidas do vendedor e comprador exclusivamente na modalidade por autenticidade


Pessoalmente

Seguindo o Decreto n.º 4.230/2020, do Governo do Estado do Paraná, e a Portaria Detran 038, de 17 de Julho de 2020, este serviço está suspenso. Para mais informações acesse: www.detran.pr.gov.br/alertacoronavirus.


Atenção! Se a solicitação for feita por procurador, além da documentação acima é necessário apresentar ainda:

Prazo

A comunicação de venda é efetivada em poucos dias.


Forma de atendimento:

Diferentes meios

Quanto custa:

O Detran-PR não cobra taxas para esse serviço. Nos despachantes, consulte o valor.