Treinamento para os Municípios Pilotos do Programa da OCDE: Uma Abordagem Territorial dos ODS no Paraná 05/03/2020 - 15:19

Dando continuidade aos preparativos para a 2ª Missão da OCDE no Paraná, o Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social do Paraná (CEDES), em parceria com a Celepar, Ipardes, SEPL, Paranacidade e da 3ª Inspetoria do TCE/PR, organizou um treinamento para os representantes técnicos dos municípios pilotos participantes do Programa da OCDE: “Uma Abordagem Territorial dos ODS” (Araucária, Curitiba e Ubiratã).

Pela manhã, a vice-presidente do Conselho, Keli Guimarães, deu boas-vindas aos presentes e enfatizou a importância da união de esforços entre os Governos Estadual e Municipal no mapeamento e acompanhamento dos indicadores relacionados aos ODS.

O treinamento contou com apresentações que abordaram as temáticas relacionadas ao planejamento de políticas públicas alinhadas com os ODS, localização e internalização da Agenda 2030 nos municípios e a operacionalização da aplicação de Business Intelligence: Paraná de Olho nos ODS. Ferramenta essa, desenvolvida para auxiliar aos gestores na tomada de decisão e na elaboração de políticas públicas voltadas para o atingimento das metas dos ODS.

No período da tarde, além dos representantes municipais, participaram também o Presidente do IMAP - Alexandre Matinske e o Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba - Rodolpho Zannin Feijó que puderam ouvir as experiências dos servidores que participaram de missões semelhantes, em outros países, como Córdoba na Argentina e Bonn na Alemanha. E também, sobre o relatório: “A Territorial Approach to the Sustainable Development Goals”, elaborado pela OCDE, lançado no Fórum Urbano Mundial em Abu-Dhabi.

Saiba mais sobre as ações do Estado em nossas redes sociais.