Representantes das Secretarias de Estado Apresentam ao CEDES suas Ações em Prol da Agenda 2030
12/03/2020 - 10:52

Na quinta-feira, (12), o Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social-CEDES, realizou uma reunião extraordinária do junto com seus parceiros, Celepar, Ipardes, SETI, 3ª Inspetoria do TCEPR, os suplentes e os pontos focais das Secretarias de Estado. O ato ocorreu no Gabinete de Gestão de Informação-GGI, localizado no Palácio Iguaçu.

O objetivo principal do encontro visava a sequência do planejamento da 2ª Missão da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico-OCDE no Estado do Paraná.

Na reunião, o Conselho aproveitou também para ouvir os representantes das Secretarias e inteirar-se como os 17 Objetos de Desenvolvimento Sustentável-ODS têm sido desenvolvidos pelos respectivos órgãos junto a suas ações, projetos e programas.

Após a apresentação das ações os pontos focais puderam ouvir uma explanação da servidora Mari dos Santos, representante do Ipardes, sobre indicadores e metas da Agenda 2030 propostas pela Organização das Nações Unidas-ONU em 2015, as adaptações feitas pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada-IPEA para a realidade nacional, como as ações apresentadas poderão colaborar para a composição dos indicadores estaduais e como esses dados serão usados para alimentar o Business Intelligence-BI, Paraná de Olho nos ODS, desenvolvido pela Celepar e apresentado na sequência pela analista de sistemas, Cristina Viomar.   

Vale destacar que a 2ª Missão da OCDE no Estado do Paraná estava programada para ocorrer nos dias 07, 08 e 09 de abril, no entanto, em virtude da pandemia do COVID-19, a missão foi suspensa por prazo indeterminado.

A suspensão da missão não trouxe prejuízos as atividades realizadas pelo CEDES e o planejamento da visita da OCDE ainda se encontra em exercício, com reuniões semanais através videoconferência com a referida organização internacional.