Pioneiro na Implementação Regional, Paraná Retoma Discussão dos ODS 10/11/2021 - 19:00

O Paraná foi pioneiro nacional na implementação regional em parceria com vários órgãos do Governo e entidades privadas. Os 17 objetivos são compromissos assinados pelos países membros da Organização das Nações Unidas (ONU) para atingir o chamado “Agenda 2030” no Brasil.

A Saúde e o bem-estar estão listadas no objetivo 3. O secretário da Sesa, Beto Preto, falou sobre o projeto. “Esses encontros possibilitam a discussão dos indicadores ODS com os indicadores da Sesa, expressos no Plano Estadual de Saúde, além do acompanhamento com as demais entidades para união de esforços e maior efetividade nas ações para melhorar a qualidade de vida dos paranaenses”, disse.

Os órgãos participantes realizaram apresentações voltadas para o eixo de cada instituição, abordando os ODS. Na Saúde, as equipes discorreram sobre assuntos como a cobertura vacinal de imunizantes elencados no Plano Nacional de Imunizações (PNI), taxa de mortalidade materna-infantil, proporção de nascidos vivos, taxa de incidência de HIV/Aids entre mulheres, número de profissionais de saúde, dentre outros temas que somam 37 indicadores por município, relacionados à pasta.

“A participação da Secretaria da Saúde tem sido fundamental para que possamos elaborar este documento e assinar o quanto antes. Agradecemos a colaboração do secretário Beto Preto que se dispôs a participar presencialmente e discutir esse assunto de perto com todos nós”, afirmou a vice-presidente do Cedes, Keli Guimarães.

COVID-19 – Agora, as discussões dos ODS também ponderam os efeitos causados pela pandemia da Covid-19 em todo o mundo. Alguns indicadores apresentaram piora neste período, considerando que o assunto de maior urgência era a contenção do vírus.
Em contrapartida, às ações de enfrentamento da doença foram destaque na Saúde. O Paraná é o Estado que mais realizou testes RT-PCR proporcionalmente no Brasil, método considerado padrão-ouro pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para detecção da Covid-19. Com pouco mais de 4,1 milhões de exames, o Estado testou aproximadamente 36% da população, ficando pelo menos 9 pontos percentuais à frente do estado mais próximo no ranking, Tocantins, com 27% da população testada.

O secretário argumentou que a ampliação da testagem em parceria com o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) deu maior transparência nos dados e consequentemente ações mais efetivas. “O Paraná sempre foi exemplo em transparência de informações e na pandemia isso ficou muito claro. Quando expandimos a testagem, identificamos o vírus mais cedo e realizamos o bloqueio e isolamento dos contatos de maneira mais exitosa”.

NOVA PARCERIA – A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) será a nova parceira do Paraná para implementar ações voltadas ao alcance dos ODS. Nesta terça e quarta-feira (9 e 10), uma comitiva de pesquisadores da instituição visitou a Capital para estreitar relações com o Estado e identificar oportunidades de cooperação. "Precisamos entender como o Brasil está colocado quando comparado aos demais países, olhando das fronteiras. A Fiocruz quer contribuir de maneira atuante e presente para implementação deste trabalho aqui no Paraná", disse o  pesquisador e coordenador do grupo de Políticas Sociais da Fiocruz, Rômulo Paes de Sousa.

HISTÓRICO – Há três anos o Cedes assinou termos de compromisso com as instituições parceiras que se comprometeram em apoiar e propor a integração de atores do Estado e da sociedade civil para articular iniciativas que atendessem todos os objetivos. A estratégia prioriza projetos de qualificação de informações para planejamento, monitoramento, avaliação e controle de políticas públicas, além de apoio às iniciativas municipais.

Em julho de 2019, o governador Carlos Massa Ratinho Junior participou, em Nova York (EUA), do High-Level Political Forum (HLPF), do fórum das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. Em seu discurso, Ratinho Junior destacou que o Paraná é um dos estados mais comprometidos com os ODS e a Agenda 2030 da ONU.

PRESENÇAS

Cedes: Keli Guimarães vice-presidente, Vinicius Greco Pazza, secretário executivo,  Adriana Tavares relações governamentais e Filipe Farhat, articulador de parcerias para a Agenda 2030.

Também participaram da reunião: O corregedor-geral do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), Fernando Augusto Mello Guimarães, Adriana Lima Domingos, 3ª Inspetoria TCEPR, o diretor-geral da Sesa, Nestor Werner Junior; a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes, o coordenador de Ambiente da Vice-presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS), Guilherme Franco Netto; o diretor-presidente do IBMP, Pedro Ribeiro Barbosa; o presidente da Celerpar, Leandro Victorino de Moura - com o Diretor Luis Gustavo Dalazen e a  Analista de Sistemas Cristina Viomar, o diretor do Instituto Carlos Chagas (ICC/Fiocruz), unidade técnico-científica regional da Fiocruz no Paraná, Stenio Perdigão Fragoso; a vice-diretora de Ensino, Informação e Comunicação do ICC, Maria das Graças Rojas Soto; a técnica do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), Lenita Maria Marques; o diretor presidente do Ipardes, Julio Suzuki Júnior; a técnica da Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral (SEPL), Maria Raquel Ijaille Garcia; o assessor para Assuntos Internacionais da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Luis Mascarenhas; a pesquisadora do Ipardes, Mari Aparecida dos Santos; a assessora na Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030, Zorilda Araújo e a assessora do Projeto de Fortalecimento da Estratégia ODS na Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Miriam Barreto.

Fonte: SECRETARIA DA SAÚDE