Paraná participa do Fórum Urbano Mundial sobre ODS nos Emirados Árabes Unidos 07/02/2020 - 14:00

O Governo do Paraná participará da maior conferência global sobre urbanização, a World Urban Forum (WUF10), que acontecerá em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, a partir deste sábado (08). A décima sessão do Fórum, que traz o tema “Cidades de Oportunidades: Conectando Cultura e Inovação”, ocorrerá até 13 de fevereiro e reunirá milhares de gestores públicos, políticos, acadêmicos, empresários, líderes comunitários e planejadores urbanos de diversos países.

O secretário de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge, irá representar o governador Carlos Massa Ratinho Junior. Durante o fórum, o secretário discursará em sessão especial. O encontro reunirá representantes de municípios, Estados, governos e organizações internacionais, que irão apresentar e discutir abordagens inovadoras para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O Paraná é o único Estado brasileiro a participar da sessão. “O Paraná é um dos Estados mais engajados com os ODS e pioneiro na implementação regional da agenda 2030 da ONU”, afirma o secretário. “Os ODS, inclusive, deram subsídios para a formulação do planejamento e monitoramento de nossas ações governamentais”, acrescenta o secretário.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior lidera o Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (CEDESPR), cujo objetivo é implementar, fomentar e acompanhar os ODS no Estado. O CEDESPR é formado por secretarias de Estado e parceiros, a exemplo da 3º Inspetoria do Tribunal de Contas do Paraná, que atua em conjunto em ações para a implementação da Agenda 2030 e do Plano Plurianual (PPA) 2020-2023.

O Paraná também é o primeiro Estado do Brasil a firmar um termo de cooperação com a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

Durante o fórum, o Centro de Empreendedorismo, Regiões e Cidades da OCDE lançará o relatório "Uma Abordagem Territorial aos ODS", que inclui contribuições de outras oito regiões do mundo que fazem parte do projeto.

O relatório analisa como as cidades estão cada vez mais utilizando os ODS para projetar e implementar suas estratégias, políticas e planos de desenvolvimento. O documento apresenta uma lista de verificação para ações públicas e propõe uma estrutura de indicadores locais da OCDE para os ODS.

Paraná de Olho nos ODS

Para agilizar a implantação dos ODS, o Paraná desenvolveu uma estratégia chamada “Paraná de Olho nos ODS”, que oferece ferramentas para o acompanhamento, análises e execução eficiente de políticas. A ferramenta promove, ainda, a integração de atores do Estado e da sociedade civil para a articulação das iniciativas.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definem a agenda global para a próxima década para acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir a prosperidade para todos. Eles englobam 169 metas que demonstram a escala e a ambição da Agenda 2030, assinada por 193 países em 2015. Eles buscam efetivar as conquistas dos direitos humanos, a partir de três dimensões do desenvolvimento sustentável: econômica, social e ambiental.

Serviço: Fórum Urbano Mundial (WUF10)

Data: 8 a 13 de fevereiro

Local: Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos