CEDES Realiza Videoconferência com Representantes do Paraná e da Divisão de Estatística da OCDE 16/03/2020 - 11:50

Na segunda-feira, 16, o subgrupo de trabalho sobre indicadores, composto por representantes da SEPL, Celepar, Ipardes e 3ª Inspetoria de Controle Externo do TCE/PR da Estratégia Paraná de Olho nos ODS, liderada pelo CEDES, realizou uma videoconferência com colaboradores e estatísticos da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a fim de discutir os indicadores relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Paraná.

Na oportunidade foram debatidos pontos específicos  para enriquecer o quadro de indicadores ODS  produzido pela Estratégia para o acompanhamento da  Agenda 2030 no território estadual. Entre os assuntos abordados, por exemplo, tratou-se de maneiras de evitar a distorção de dados em municípios pequenos (já que as metodologias mais comumente utilizadas empregam o denominador “100 mil habitantes”), ou unidades de medida agregadas, como regiões metropolitanas, áreas administrativas ou áreas funcionais urbanas, como soluções para o trabalho da Estratégia.

Dentre outras questões, também foram discutidas sugestões técnicas para mensurar como o Paraná, e os seus municípios, estão evoluindo em relação ao atingimento das metas ODS.

Essa ação faz parte do Programa “Uma Abordagem Territorial dos ODS”, da OCDE, que avalia experiências de localização da Agenda 2030 e promove  a troca de experiências na medição e acompanhamento dos indicadores ODS em níveis regionais-locais. O Paraná é o único estado brasileiro a fazer parte do Programa, lado a lado com diversos projetos piloto no mundo, também orientados pela instituição.